Mobilidade sustentável é um conceito essencial no cenário atual, especialmente nas discussões sobre urbanismo e qualidade de vida nas cidades. Manaus, a capital do Amazonas, está fazendo avanços significativos nesse aspecto. Recentemente, a Prefeitura de Manaus participou de um painel sobre mobilidade sustentável no museu de Arte Moderna (MAM), durante a 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Cúpula Mundial de Prefeitos do C40.
No evento, o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) foi representado por seu diretor-presidente, Arnaldo Flores, que destacou as diversas iniciativas de Manaus voltadas para a modernização do transporte público e a redução das emissões de carbono. A cidade se destaca como uma das mais avançadas do Brasil em mobilidade sustentável, com investimentos significativos para a transformação do sistema de transporte urbano.
“Estamos envolvidos no estudo sobre mobilidade urbana promovido pelo Ministério das Cidades e pelo BNDES, um projeto com um impacto substancial para Manaus, congregando quatro principais iniciativas que somam investimentos de R$ 12,8 bilhões”, ressaltou Arnaldo Flores. Esses investimentos têm como objetivo realizar melhorias significativas no sistema viário e aumentar a eficiência do transporte coletivo, aspectos fundamentais para uma urbanização que prima pela responsabilidade e sustentabilidade.
Ao longo do painel, a relevância de um planejamento urbano eficaz e a implementação de veículos de baixa emissão foram temas centrais. Arnaldo Flores enfatizou que a gestão do prefeito David Almeida prioriza a mobilidade humana, promovendo iniciativas que favorecem a eficiência energética e práticas sustentáveis na urbanização da capital.
Dentre as ações destacadas, a aquisição de mais de 200 novos ônibus Euro 6, que apresentam uma redução de 77% nas emissões de poluentes em comparação aos modelos anteriores, Euro 5, merece destaque. Com quase 50% da frota atual composta por esses novos veículos, que oferecem ar-condicionado e são acessíveis, Manaus reforça seu compromisso com a saúde do ambiente e o conforto dos passageiros.
Essas operações de mobilidade sustentável estão em total alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as discussões realizadas na COP30. A interconexão entre infraestrutura urbana, meio ambiente e qualidade de vida é um tema de suma importância e que Manaus tem se posicionado proativamente.
Além disso, a cidade está em parceria com o Banco Mundial e o BNDES para a criação de um plano de eletrificação da frota do transporte público. Essa estratégia marca um passo significativo na transição energética e na modernização do sistema de transporte na Região Amazônica, alinhando-se com as melhores práticas globais em mobilidade sustentável.
As ações e projetos apresentados no painel evidenciam o empenho de Manaus em promover uma mobilidade sustentável, demonstrando que a cidade está aberta à inovação e busca soluções efetivas para os desafios do século XXI no que tange ao transporte. A mobilidade sustentável não é só uma alternativa para aprimorar o transporte, mas um compromisso com a saúde do nosso planeta e o bem-estar dos cidadãos manauenses.
Dessa maneira, Manaus se posiciona como um exemplo de cidade que investe em mobilidade sustentável, refletindo uma perspectiva de futuro mais limpo e eficaz para seus moradores e para outras cidades que enfrentam desafios semelhantes, tanto no Brasil quanto no mundo.
Assuntos nesse artigo: #mobilidade, #sustentabilidade, #transportepublico, #inovacao, #meioambiente, #desenvolvimentosustentavel, #cityplanning, #eficienciaenergetica, #transporte, #bndes, #governanca, #Manaus, #transicaoenergetica, #mobilidadehumana, #qualidadedevida, #c40, #frentenacionaldeprefeitos, #objetivosdesenvolvimentosustentavel, #cop30, #transportedebaixaemissao
                    