Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos

08/05/2025
Ipaam Representante do Ipaam durante assinatura Foto 2 07 05 2025 1024x768 1
Compartilhar

Parceria entre Ipaam, Sema e ANA vai integrar procedimentos de outorga e aprimorar a regulação do uso da água no estado

Ipaam Representante do Ipaam durante assinatura Foto 2 07 05 2025 1024x768 1
Ipaam Assinatura do ACT durante evento Foto 1 07 05 2025 1024x768 1
FOTOS: Divulgação/Ipaam

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A assinatura aconteceu durante o 3º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Usos de Recursos Hídricos, realizado em João Pessoa, na quarta-feira (07/05), com a participação de autoridades estaduais e federais do setor ambiental.

Com vigência até 2028, a parceria tem como objetivo fortalecer a integração entre os sistemas de regulação do uso da água da União e do Amazonas. O acordo prevê a adoção de procedimentos conjuntos para a emissão de outorgas, instrumento legal que autoriza o uso de recursos hídricos, e busca tornar mais ágil e eficiente o atendimento aos usuários, tanto para captação quanto para lançamento de águas superficiais e subterrâneas.

Representando o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o assessor técnico do Instituto, Izaias dos Santos, ressaltou que a medida representa um avanço na gestão ambiental estadual. “Esse instrumento vai facilitar o processo de outorga aos usuários, ao mesmo tempo em que fortalece os marcos institucionais da Política Estadual e Federal de Recursos Hídricos. É um ganho para o Amazonas e para a cooperação entre os entes federativos”, afirmou.

Em nome do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, destacou a importância da atuação integrada. “O ACT reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a modernização da gestão das águas, fortalecendo a governança e promovendo o uso sustentável desse recurso essencial”, disse.

Medidas

Entre as ações previstas estão a incorporação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas à Plataforma Águas Brasil, a integração do sistema estadual com o Sistema Federal de Regulação de Uso (Regla), além da criação de uma base de dados comum sobre disponibilidade e demanda hídrica. A parceria também prevê o desenvolvimento de um sistema integrado de balanço hídrico quantitativo.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado paralelamente ao 2º Fórum Brasil das Águas, que reúne representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil para discutir soluções para a segurança hídrica no Brasil. Com o tema “Água: Responsabilidade de Todos”, o evento reforça a urgência de ações coordenadas diante das mudanças climáticas e da crescente pressão sobre os recursos naturais.

O post Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE TO770 NA OBRANO CENTRO PROF RICHARDSON ALMEIDA FOTO TIAGO CORREA UGPE 01 31 1024x683 1
Governo do Amazonas

Projeto ‘Tô na Obra’ leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosamin+ na comunidade da Sharp, zona leste de Manaus

22/05/2025
Saude Entrega Kits Bebes Fotos Victor Mamede 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega enxovais para mães em situação de vulnerabilidade em Tapauá

22/05/2025
Consultoria tecnica a produtores do municipio de Borba 1024x576 1
Governo do Amazonas

ADS faz avaliação da capacidade técnica da produção de agricultores em Borba

22/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 22 at 163049
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega certificação para primeiras turmas do projeto Sine Primeiro Emprego

22/05/2025
SineAM2504 FotoJamilleSilva 1 1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 295 vagas de emprego para esta sexta-feira

22/05/2025
Detran AM Operacao Carga Pesada Creditos Divulgacao Detran AM 3
Governo do Amazonas

Detran-AM inicia nova etapa da Operação Carga Pesada e registra 76 irregularidades

22/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus