Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma data significativa que ressalta a importância dos direitos e proteção das pessoas idosas. Celebrado em 1º de outubro, esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. A abertura de outubro traz à tona a necessidade de conscientização da sociedade sobre a proteção das pessoas idosas, que merecem cuidado e atenção especiais.
Neste dia, as Forças de Segurança, incluindo a polícia Civil do Amazonas (PC-AM), intensificam suas ações por meio da Operação Virtude, que foca especialmente na defesa e bem-estar desse grupo vulnerável.
Além de ser uma oportunidade para reforçar a importância do Estatuto da Pessoa Idosa, sancionado pela Lei nº 10.741 em 2003, o Dia Internacional da Pessoa Idosa estabelece um marco no reconhecimento dos direitos fundamentais das pessoas acima de 60 anos. O Estatuto busca garantir dignidade, respeito e proteção às necessidades dessa faixa etária.
A delegada Larissa Barreto da PC-AM enfatiza que a Operação Virtude não é uma ação pontual, mas uma continuidade do trabalho diuturno de proteção aos idosos. “Temos que nos atentar para as dificuldades que as pessoas idosas enfrentam e lembrarmos que, um dia, todos nós seremos parte desse grupo”, destaca.
As ações da Operação Virtude incluem diligências preventivas para investigações, cumprimento de mandados de prisão, além de diversas atividades educativas. Essas iniciativas visam aumentar a conscientização e engajamento da população em temas relacionados à segurança e proteção das pessoas idosas.
Entre os crimes mais frequentes que afetam a população idosa, a delegada aponta o abandono e a negligência familiar, que colocam os idosos em situações vulneráveis. Casos de estelionato, principalmente envolvendo relações virtuais, também são alarmantes, com 60% das denúncias recebidas pela Decci relacionadas a fraudes. Isso inclui situações de engano emocional, onde vítimas são persuadidas a transferir valores sob falsas promessas.
O golpe do falso parente é outra tática comum, onde criminosos se passam por familiares para solicitar ajuda financeira. Os sinais de alerta quanto à violência – física, psicológica e patrimonial – devem ser rigorosamente observados. Hematomas, pedidos de socorro frequentes e mudanças no comportamento são indícios que não podem ser ignorados.
Além das ações de combate a crimes, é vital que as pessoas idosas sejam acompanhadas em espaços públicos, principalmente ao realizar atividades bancárias. Esse cuidado é necessário para prevenir roubos e outros golpes. Por fim, a PC-AM alerta sobre apropriação indevida de bens, onde familiares abusam da confiança de idosos, usando recursos financeiros de forma pessoal, sem atender às necessidades básicas de seus responsáveis.
A entrada em ação da delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (Decci) é um marco na proteção desse público. Junto ao Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), a Decci se dedica a receber e investigar denúncias, oferecendo suporte tanto no âmbito da justiça quanto no da assistência social.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima nos canais da PC-AM e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A Decci se encontra na Zona Centro-Sul, pronta para atender à população. Cuide e proteja nossos idosos, eles merecem o melhor cuidado e atenção.
Assuntos nesse artigo: #diainternacionaldapessoidosa, #estatutodapessoidosa, #operacaovirtude, #policiacivil, #seguranca, #conscientizacao, #prevencao, #cidadao, #apoio, #direitoshumanos, #assistenciasocial, #protegpessoaidosa, #deneucia, #atendimento, #isolamento, #golpes, #estelionato, #negligencia, #crimes, #vulnerabilidade