Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas

30/04/2025
Compartilhar

Diálogo, valorização dos saberes tradicionais e planejamento participativo marcaram a nova etapa do plano, que já passou por seis municípios do interior

O município de Coari, localizado na região do Médio Solimões, foi o mais recente a receber os diálogos municipais para a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas. A escuta ocorreu nesta terça-feira (29/04), reunindo representantes do poder público, academia, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais para debater os caminhos possíveis para um modelo de desenvolvimento sustentável que respeite a floresta e valorize as vocações locais.

A iniciativa é coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que tem promovido encontros em diferentes municípios com o objetivo de elaborar um plano construído de forma democrática e multissetorial. Nesta etapa, com apoio logístico da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A chefe do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Milena Barker, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em ouvir quem conhece a realidade local e reforçou que a iniciativa percorrerá os 62 municípios do estado.

“A proposta foi ouvir quem vive aqui e conhece as realidades do município. Os diálogos são necessários para que o Amazonas cresça respeitando a floresta, valorizando os saberes tradicionais e promovendo o desenvolvimento. Agradecemos a todos que participaram. Em breve, teremos um plano de bioeconomia feito a muitas mãos”, afirmou.

Já participaram das escutas os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru e Novo Airão. Em cada local, o foco tem sido o de compreender as especificidades regionais e garantir que as propostas locais estejam refletidas no plano estadual.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Coari, Mayza Angst, reforçou a importância da integração entre Estado e município para que a bioeconomia seja realidade no território. “Tivemos um momento participativo e colaborativo, em que foi apresentada a realidade do município para que seja levada ao plano estadual e também pensarmos no plano municipal. É essencial que essa temática seja trabalhada em Coari”, disse.

A escuta ativa envolveu também lideranças locais como a presidente da Colônia de Pescadores de Coari, Raimunda Célia. Para ela, o momento é histórico. “Nunca nos ouviram. Nunca reuniram as categorias, sejam elas de base, locais, estaduais, municipais ou federais. Estou feliz de participar de um plano tão importante para todos nós. Precisamos preservar o que já existia, incentivar os nossos povos tradicionais e fortalecer a pesca”, destacou.

A participação acadêmica também foi destaque, com a presença da diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Coari, Vera Lúcia Bentes.

“É um momento ímpar. O município precisa verificar suas demandas e anseios. Esperamos que todos os eixos discutidos possam fazer parte do relatório e que possamos avaliar o que conseguimos construir aqui”, avaliou.

Representando os povos indígenas, Edson Cambeba, comunicador do povo Mago Cambeba e diretor da União dos Povos Indígenas de Coari, enfatizou o papel das populações originárias na construção do plano.

“Nós, enquanto indígenas, precisamos estar nesses espaços de discussão, principalmente quando se trata da bioeconomia do Amazonas. A floresta é nossa casa, e queremos contribuir com ideias que beneficiem o nosso povo e o estado”, afirmou.

A próxima etapa dos encontros territoriais segue o calendário da Sedecti, com a previsão de inclusão de novos municípios na construção participativa do Plano Estadual de Bioeconomia. Estão programadas para a próxima semana as escutas em Codajás, Santa Isabel do Rio Negro, Amaturá, Tefé, Alvarães, Borba, Fonte Boa, Manicoré, Maraã, Uarini, Jutaí, Barcelos, Japurá, Ipixuna e Guajará.

Fotos: Milena Barker/ Sedecti

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Redação Informe Manaus 30/04/2025 30/04/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Produtos de alta tecnologia fabricados na Zona Franca de Manaus ajudam a movimentar a economia

01/07/2025
SEPLANCTI

Titular da Sedecti destaca a importância dos aeroportos para a região amazônica durante webinar promovido pela Fundação Getúlio Vargas

01/07/2025
SEPLANCTI

Festival de Parintins 2025: Artesãos e empreendedores solidários recebem estandes na Mostra de Artesanato e Economia Solidária

25/06/2025
SEPLANCTI

Em Parintins, governador Wilson Lima prestigia trabalho de artesãos amazonenses durante visita a estandes

25/06/2025
SEPLANCTI

Seis municípios amazonenses recebem novas edições dos Diálogos de Bioeconomia

24/06/2025
SEPLANCTI

Secretário Serafim Corrêa é homenageado na celebração dos 154 anos da Associação Comercial do Amazonas

19/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus