Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas segue implantação gradual da Tafenoquina para tratamento de malária com treinamentos no Alto Solimões
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Amazonas segue implantação gradual da Tafenoquina para tratamento de malária com treinamentos no Alto Solimões

17/02/2025
Compartilhar

Capacitações incluem uso do teste de G6PD que é pré-requisito para uso do novo medicamento antimalárico

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP

Visando o avanço da implantação gradual da tafenoquina como medicamento antimalárico que reduz o tempo de tratamento da doença, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, até quarta-feira (19/02), em parcerias com outras autoridades de saúde, treinamentos para o uso do teste de G6PD, pré-requisito para o uso da medicação, no Alto Solimões.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a FVS-RCP, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e a esfera federal com equipe do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiental (SVSA) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); e Distrito Sanitário Especiais Indígenas (DSEI) Alto Solimões e Vale do Javari.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, explica que o treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde da região do Alto Solimões sobre a importância do exame de G6PD para a prescrição da tafenoquina.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

“A SES-AM e Ministério da Saúde avançam com um tratamento que é muito eficaz para combater a malária no Amazonas. Um medicamento que nos ajuda, inclusive, a interromper o ciclo de transmissão dessa doença endêmica no nosso estado. Então, é muito importante que, em cada município que chegamos, os profissionais de saúde, de todas as esferas, estejam treinados para orientar os pacientes quanto ao uso da tafenoquina”, declara Nayara Maksoud.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a capacitação dos profissionais de saúde é um dos pilares para o sucesso da implantação gradual da tafenoquina no tratamento da malária. “O uso adequado do teste de G6PD é essencial para a segurança e eficácia do tratamento. A FVS-RCP segue firme em sua missão de fortalecer as ações de prevenção e tratamento da malária”, enfatiza.

Para o tratamento de malária com tafenoquina, se o paciente apresentar o nível de G6PD abaixo do esperado, será encaminhado para tratamento com a primaquina, medicamento anterior e vigente para o combate à malária.

O responsável técnico de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, enfatiza que a introdução da tafenoquina no Amazonas é um avanço significativo para o tratamento da malária. “A tafenoquina reduz o tempo de tratamento. Isso impacta na melhoria da adesão dos pacientes ao tratamento e contribui diretamente para a interrupção da cadeia de transmissão, refletindo na redução dos casos da doença”, afirmou.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

Vantagem da tafenoquina

A tafenoquina é um antimalárico indicado para uso em conjunto com a cloroquina. Esse composto medicamentoso é indicado para a malária vivax, responsável por 85,1% dos casos de malária no Amazonas. Esse tipo de malária é transmitido pela picada de mosquitos infectados, especificamente os mosquitos do gênero Anopheles.

A tafenoquina é um medicamento a ser tomado em um único dia juntamente com três dias de cloroquina. Ou seja, o tratamento, que antes era de sete dias, hoje se torna de três dias. “Aumenta a adesão do paciente ao tratamento, o que reduz as recaídas que há na malária.

O Ministério da Saúde está fazendo a implementação (da tafenoquina) com municípios prioritários para que se consiga eliminar a malária no Brasil até 2035”, ressalta o coordenador de Eliminação da Malária na SVSA/MS, Alexander Vargas.

Implantação gradual

Para realização dos treinamentos, a equipe técnica de autoridades de saúde segue com visitas itinerantes pelos municípios para acompanhar a execução do treinamento, iniciado na terça-feira (11/02). Esse esforço visa capacitar os profissionais de saúde da região do Alto Solimões para o diagnóstico preciso e a aplicação correta da tafenoquina, proporcionando um tratamento ainda mais ágil e eficiente contra a malária no Amazonas.

A capacitação é destinada a médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, microscopistas, Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação está sendo realizada nas cidades de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá.

“A realização do treinamento sobre o tratamento de malária é muito importante para a nossa realidade e traz benefícios em nossas ações de combate e tratamento da malária”, disse um dos participantes da capacitação, o ACE Raimundo Rodrigues de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus).

A tafenoquina foi implantada inicialmente nos municípios de Manaus, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Guajará, Tefé e Alvarães. A expansão gradual para outras localidades, como o Alto Solimões, é mais um passo estratégico no controle da malária em todo o Amazonas.

O post Amazonas segue implantação gradual da Tafenoquina para tratamento de malária com treinamentos no Alto Solimões apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 17/02/2025 17/02/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre novas inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico

17/07/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

17/07/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

17/07/2025
Governo do Amazonas

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

17/07/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

17/07/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta sexta-feira

17/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus