Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto expande as fronteiras do Boi de Quilombo e chega à Bahia com recursos da Lei Paulo Gustavo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasPolítica

Projeto expande as fronteiras do Boi de Quilombo e chega à Bahia com recursos da Lei Paulo Gustavo

12/03/2024
Compartilhar

Oficinas evidenciam a interseção entre as culturas africanas e indígenas presentes no boi-bumbá

Foto: Divulgação

A presença da miscigenação de culturas africanas e indígenas na cultura do boi-bumbá amazonense é o mote da Oficina Boi de Quilombo – Conexão Norte e Nordeste, que tem percorrido algumas localidades no Brasil e no mundo e, atualmente, se encontra na Bahia, onde realizará quatro edições do workshop nos dias 14 e 15 de março.

A ida à Bahia foi possível por meio do edital de Cultura Popular da Lei Paulo Gustavo, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Nesta quinta-feira (14/03), a oficina será realizada na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, das 15h às 17h, e na Fundação Cultural do Estado da Bahia, das 18h às 20h30. Na sexta-feira (15/03), vai ter Boi de Quilombo na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, das 10h às 12h, e na Escola de Balé Dcoesalteado, na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, das 17h30 às 19h30.

Foto: Divulgação

De acordo com o arte educador e produtor cultural amazonense Wilson Júnior, idealizador do projeto e fundador da instituição cultural Arte Sem Fronteiras, o boi de quilombo é fruto do encontro na encruzilhada, a partir do termo desenvolvido pela pesquisadora Leda Martins na obra “Afrografias da Memória”.

“O boi de quilombo, portanto, congrega a cultura tanto de povos indígenas quanto dos povos africanos que vieram para o Norte do país. O termo surge a partir do trabalho que realizei com a dança afro para a gravação do DVD do Boi Caprichoso no Teatro Amazonas, em 2018”, conta Wilson Júnior.

O arte educador e coreógrafo afirma que o projeto existe desde 2018 e já foi desenvolvido várias vezes em Manaus, na Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras. Também já passou pelo Ceará, Pernambuco, Venezuela, Argentina e Panamá. “O projeto já existe há sete anos e vem sendo desenvolvido com muita força fora do Amazonas e do Brasil”, afirma Wilson Júnior.

Foto: Divulgação

“Aprovamos na Lei Paulo Gustavo para o projeto ser desenvolvido também na Bahia e estou promovendo o intercâmbio, trazendo cinco artistas do Amazonas que vão fortalecer nosso fazer como multiplicadores desse projeto que é tão importante que mostra tanto da dança do Amazonas”, explica o produtor cultural.

Matrizes Negras

A ida à Bahia é importante, pois coloca o projeto mais perto da cultura de matriz africana. “A pesquisa ganha forma e profundidade à medida que vamos tendo acesso e conhecimento sobre a participação do povo negro em sua construção e como isso foi sendo invisibilizado e silenciado ao longo do tempo, por questões racistas, eugenistas e preconceituosas”, diz Wilson.

A oficina busca apresentar as particularidades e diferenças da dança do Boi Bumbá de Parintins em cada representação de seus personagens e itens principais, como a Rainha do Folclore, o Pajé, a Cunhã Poranga e enfatiza a influência das matrizes negras em cada um deles, como elas se apresentam e transformam, segundo o idealizador do projeto.

Foto: Divulgação

“Esses itens têm seus aspectos fortemente direcionados para as questões indígenas. Porém, toda a movimentação, no momento da apresentação, e sua ritualística recebem influência, força e ganham projeção a partir das danças e culturas de matrizes negras e africanas”, diz o artista e pesquisador.

O artista terá como auxiliares na Bahia o coreógrafo Bruno Sousa, e produção de Jéssica Moça e Jeferson Viegas. Além dos bailarinos Rayana Fortes e Robson Silva e a Mestranda em dança e produtora cultural Louise Lucena (Ifádámiláre Ọ̀jẹ̀yímiká).

O post Projeto expande as fronteiras do Boi de Quilombo e chega à Bahia com recursos da Lei Paulo Gustavo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Parintins
12/03/2024 12/03/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

04/07/2025
Governo do Amazonas

Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

04/07/2025
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

04/07/2025
Governo do Amazonas

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus