Rede de Vizinhos Protegidos foi criado pela PM de Minas Gerais e implementado em Manaus há oito anos (Foto: Israel Amorim PMAM)

Implementado há oito anos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o projeto Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) fortaleceu a comunicação dos moradores de conjuntos da zona centro-oeste de Manaus com a instituição, e reforçou o policiamento comunitário naquela região. O principal intuito do RVP é prevenir possíveis ações criminosas, principalmente roubos e furtos.

De acordo com o comandante do projeto, o também comandante da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão PM Isaias Souza, o projeto foi idealizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e, durante curso no estado, um oficial da PMAM trouxe a proposta para a capital amazonense.

“Esse projeto, que tem o intuito de aproximar a comunidade da instituição, foi implementado inicialmente no conjunto Jardim Versalles. A comunidade participa efetivamente da segurança pública por meio do whatsapp e reuniões trimestrais. Desse modo, fica mais fácil para atuarmos de forma cirúrgica nas ocorrências que venham ser registradas no bairro”, destacou o capitão.

O capitão destaca que a maior demanda do RVP é inibir furtos e roubos a residências, além de perturbação do sossego, ocorrência que possui grande número de denúncias no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

“Atualmente o projeto atende os conjuntos Jardim Belvedere I e II, Jardim Versalles I e II e Flamanal, todos localizados no bairro Planalto, que é um dos bairros que a 17ª Cicom atende”, explicou o comandante da unidade policial.

Na manhã do último dia 21, o capitão PM Isaias reuniu com comunitários na sede da 17ª Cicom para ouvir demandas e discutir ações para o projeto. Na ocasião, os moradores destacaram o desempenho e dedicação dos policiais militares no policiamento preventivo daquela região.

Comunidade

Socorro Lopes é moradora do conjunto Jardim Versalles e participa da Rede de Vizinhos Protegidos desde que foi implementada naquela localidade em 2015. Ela destaca que o projeto trouxe grande progresso no policiamento daquela região.

“Quando o RVP iniciou no Versalles, o índice de assalto era muito grande. Nós formamos essa parceria com a 17ª Cicom, foi divulgado no Conjunto, rua por rua, casa por casa, foi feito um cadastro. Temos o número do Supervisor de Área (S/A) da Cicom que, sempre que nós precisamos, quando tem alguém em atitude suspeita, nós ligamos, sempre somos atendidos, a equipe vai no local, faz abordagem e verifica a ocorrência. Então só temos que agradecer essa parceria fundamental”, salientou a moradora.