Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Farinha de Uarini é declarada Patrimônio Cultural do Amazonas e Idam destaca título
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Farinha de Uarini é declarada Patrimônio Cultural do Amazonas e Idam destaca título

04/04/2024
Idam Farinha de Uarini e declarada Patrimonio Cultural Divulgacao Idam2 1024x768 aS0zvz
Compartilhar

Também conhecido como ‘caviar amazônico’, o item está entre os destaques na produção do setor primário local

FOTOS: Divulgação/Idam

Agora, a farinha do Uarini é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, conforme a Lei nº 6.794/24. Figura de destaque na agricultura familiar amazonense, a produção do item alimentício é incentivada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Atualmente, o estado conta com mais de 70 mil agricultores familiares e produtores rurais que, entre outras culturas, se dedicam à produção do alimento para subsistência e comercialização. A produção do item no estado é de 154,1 mil toneladas de farinha das categorias d’água, seca do Uarini está inserida, segundo o Relatório de Atividade (RAT) do Idam referente ao ano de 2023.

Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o destaque dado ao item alimentício é compreensível e merecido. “Muito conhecida, também como caviar amazônico, a farinha do Uarini, além de ser uma ‘queridinha’ na cesta básica do amazonense, é fonte de emprego e renda para milhares de agricultores familiares, ou seja, alimenta a população e é um dos carros-chefes do setor-primário amazonense”, disse.

O presidente destacou também que o instituto não tem medido esforços no fortalecimento da produção de farinha de todos os tipos no Amazonas, e isso inclui a do Uarini. “É um trabalho essencial e desenvolvido a partir de Ater, que visa impulsionar a produção de mandioca e garantir maior qualidade aos vários tipos de farinhas, como a do Uarini”, relatou.

A matéria-prima

A farinha tem como matéria-prima a mandioca, cuja produção também é incentivada pelo Idam e que, em 2023, somou 168,4 mil toneladas. Entre os municípios de destaque na produção da raiz, segundo o RAT, estão Manacapuru (14,4 mil toneladas), Tefé (14 mil toneladas) e Manicoré (7,2 mil toneladas). A cultura também é beneficiada com o Projeto Prioritário (PP), que atende aproximadamente três mil produtores rurais.

O PP intensifica a assistência ofertada ao agricultor familiar, com cursos de capacitação, uso de novas tecnologias, utilização do trio da produtividade (escolha da maniva, espaçamento e limpeza da área), implantação de Unidades Demonstrativas e Unidades de Observação, entre outros métodos.

FOTOS: Divulgação/Idam

O objetivo do PP, segundo o gerente de Produção Vegetal (GPV), Luiz Herval, é auxiliar o agricultor familiar a melhorar a produtividade da mandioca e, também, de produtos (como a farinha) e subprodutos originados a partir da raiz.

“O Idam tem acompanhado as novas tecnologias voltadas às culturas produzidas no estado e, com isso, capacitado técnicos e produtores rurais para exercerem seu trabalho de forma cada vez mais eficaz. Isso se dá por meio de PP’s, como o da mandioca, implantação de Unidades Demonstrativas (UD) e o Dia de Campo, iniciativas que levam mais conhecimento sobre as novas tecnologias aos produtores”, avaliou o gerente.

O post Farinha de Uarini é declarada Patrimônio Cultural do Amazonas e Idam destaca título apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manacapuru, Manicoré, Tefé, Uarini
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

fachada procon nova 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12/05/2025

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta terça-feira

12/05/2025
Suhab01 12052025 Assistentes sociais da Suhab fazendo a coleta de documentos e instruindo moradores 1024x683 1
Governo do Amazonas

Regularização de imóvel: ‘Já são 16 anos de espera e esse momento finalmente chegou’ diz moradora do Conjunto Cidadão XII

12/05/2025
Educacao Provao Eletronico 2025 Foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas em 2025

12/05/2025
Idam Capacitacao Foto Arquivo Idam 1024x768 1
Governo do Amazonas

Idam realiza ações de Associativismo e Cooperativismo em Anamã e Rio Preto da Eva

12/05/2025
Idam Projecar Foto Renan Pinheiro Idam 1024x768 1
Governo do Amazonas

Idam anuncia mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural para o segundo semestre

12/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus