Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Evento apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva a participação de meninas na ciência
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva a participação de meninas na ciência

14/10/2024
Compartilhar

Programação acontece de 14 a 18 de outubro em Manaus, Tabatinga e Presidente Figueiredo

FOTO: Júlio Pedrosa (ILMD/Fiocruz Amazônia)

Incentivar meninas estudantes de escolas públicas a explorarem diferentes tipos de carreira na área da ciência, a exemplo de experiências de pesquisadoras da região, é o objetivo do evento “Fiocruz Amazônia: três décadas de história reveladas através das experiências e contribuições inspiradoras das mulheres na ciência” apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O evento é fomentada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), niciou hoje (14/10) e segue até esta sexta-feira (18/10), em Manaus, Tabatinga e Presidente Figueiredo (distantes a 1.108 e 117 quilômetros da capital, respectivamente), sob a coordenação da doutora em Genética e Biologia Molecular e atual diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Costa Pinto Lopes.

“Nosso projeto visa através de diferentes abordagens apresentar a trajetória de cientistas mulheres de nossa instituição a partir de vídeos, rodas de conversa e jogos lúdicos”, explicou a coordenadora.

Para Stefanie Lopes, vivenciar a produção científica e tecnológica desde cedo contribui para a formação dessas jovens. A ideia é promover a igualdade de gênero, evidenciando o potencial das mulheres na ciência, para assim estimular as meninas a ocuparem os espaços acadêmicos.

“A expectativa é ressaltar a importância de investimento e dedicação do estado para o desenvolvimento da ciência, e atrair e permitir um ambiente mais inclusivo na carreira acadêmica”, destacou Stefanie.

A meta é também fortalecer a agenda da 21ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, em 2024, tem como tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. E o foco da programação do evento está nas trajetórias de pesquisadoras da Fiocruz Amazônia, que desenvolveram projetos centrados nas populações e particularidades da região.

Dentre as atividades, estão a exibição de vídeos documentários sobre mulheres em papel de protagonismo nos 30 anos do Instituto. Os episódios serão exibidos durante a SNCT/Fiocruz Amazônia e nas plataformas online.

FOTO: Júlio Pedrosa (ILMD/Fiocruz Amazônia)

A segunda atividade diz respeito ao Programa de Mentoria, que pretende conectar jovens mulheres ao universo científico. Os assuntos em discussão incluem escolhas de carreira, os desafios e oportunidades na área, e o desenvolvimento de habilidades.

A expectativa é que essa troca de conhecimentos sirva de inspiração para as estudantes de iniciação científica, de graduação e de pós-graduação.

Sobre o apoio da Fapeam para a realização do evento, Stefanie Lopes reforça a importância do investimento financeiro para a chegada de atividades como as do evento no interior do estado. “A Fapeam é uma parceira essencial para o desenvolvimento das pesquisas na Fiocruz Amazônia e tem sempre apoiado grandemente as atividades de popularização da ciência”, comentou.

Programação

De 14 a 16 de outubro, serão realizadas rodas de conversa, apresentação de vídeos sobre a trajetória das mulheres na Ciência e oficinas de extração de DNA e de tipagem sanguínea, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Tabatinga. Projetos coordenados por pesquisadoras da instituição também estão entre os destaques, como pesquisas de Saúde Indígena e Qualidade da Água.

No dia 17 de outubro, na Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Figueiredo, em Presidente Figueiredo, além das rodas de conversa, da apresentação de vídeos e de uma mostra científica de lâminas, os alunos terão acesso ao jogo educativo “Heliana, a menina que virou cientista” e a uma atividade lúdica ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

E nos dias 17 e 18 de outubro, uma série de atividades serão realizadas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul. Dentre elas uma mostra científica sobre a metamorfose dos insetos, exposição de trabalhos do ILMD/Fiocruz Amazônia em tecnologias sociais e uma visita guiada ao Buritizal do espaço, que será apresentada pela equipe a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Santa Rosa II, localizada no bairro Tarumã, zona oeste da cidade.

POP CT&I

O POP CT&I apoia a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e busca fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a Política Pública de CT&I do Amazonas.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/

O post Evento apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva a participação de meninas na ciência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Presidente Figueiredo, SECOM, Tabatinga
Redação Informe Manaus 14/10/2024 14/10/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e reforça oferta de serviços de cidadania no interior do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Lábrea, o 19º município a contar com espaços para acesso à saúde especializada

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado apresenta cronograma de ações do 2º Feirão Amazonas Meu Lar para construtoras credenciadas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Gêmeas siamesas do Amazonas recebem alta da UTI após cirurgia complexa de separação

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega mais de 130 próteses oculares e zera fila do procedimento na Policlínica Codajás

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus