Essa é a 53.ª comarca visitada pela Escola Judicial no biênio 2023/2024.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio de uma ação conjunta entre a Escola Judicial (Ejud) e a Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade, estará, no período de 2 a 4 de setembro, no município de Pauini (distante 915 km em linha reta de Manaus) para realizar atividades do Programa de Interiorização e a entrega dos alimentos arrecadados na campanha emergencial “Justiça Solidária”.
Dentro do Programa de Interiorização da Escola Judicial, além de serem ofertados cursos de atualização, como os do sistema Projudi e Gestão Estratégica, o projeto também abrange ações voltadas para a comunidade local. Nesta edição, a parceria acontece com a Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade que vai abranger a entrega de alimentos e também a realização de palestra a ser ministrada na Escola Estadual Frei Mário Sabino como parte do Programa Acesso à Justiça nas Escolas.
De acordo com o diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera “as ações do Programa de Interiorização mostram nosso compromisso em garantir que os servidores do Poder Judiciário possam receber atualização, formação e capacitação para desenvolver um serviço judicial de excelência, mesmo nos locais mais remotos do nosso Estado de forma que o sistema de justiça seja acessível e eficiente para todos”.
Esta é a 53.ª Comarca visitada pela Ejud no biênio 2023/2024 e, com ela, o Programa de Interiorização se aproxima de atingir a marca histórica de 60 municípios do Amazonas alcançados, abrangendo todos os braços do Poder Judiciário presentes no Estado do Amazonas. Os municípios restantes são Canutama, Lábrea, Itamarati, Envira, Borba, Parintins e Nhamundá. A estimativa do diretor da Ejud é que até o mês de setembro, todas as comarcas do Estado tenham sido visitadas.
“Organizar e realizar esta viagem a Pauini demonstrou os desafios enfrentados pela população quanto ao acesso à justiça no interior do Amazonas, principalmente em períodos de secas e cheias extremas. Enquanto Escola, a coleta de dados nessas visitas se mostra tão importante quanto as capacitações oferecidas, visto que possibilitam à sede administrativa do judiciário amazonense uma melhor percepção da realidade das comarcas de primeira entrância”, frisou Rafael Santos, secretário-geral da Ejud.
Solidariedade
A cidade de Pauini, localizada na região do Alto Purus, no interior do Amazonas, está juntamente com outros 19 municípios, desde o dia 5 de julho, em situação de emergência por causa da seca dos rios. Segundo a Defesa Civil do estado, cerca de 63,5 mil famílias já estão sofrendo os impactos do fenômeno hidrológico.
Por conta do atual cenário fluvial, que tem perspectivas de permanecer nos próximos meses devido a vazante dos rios no Amazonas, a equipe de servidores do TJAM irá levar 400 quilos de alimentos que foram arrecadados nas unidades judiciárias (Varas e Gabinetes) e unidades administrativas do Tribunal durante a campanha emergencial “Justiça Solidária” e que serão doados no município.
#PraTodosVerem: Imagem da matéria traz o registro fotográfico, em primeiro plano, de sacos com alimentos e garrafas d’água; na mesma foto, também aparece um servidor do Poder Judiciário.
Texto: Elisângela Araújo | Ejud
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660