Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comarca de Iranduba recebe a primeira ação itinerante do Laboratório de Inovação e Inteligência do TJAM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Comarca de Iranduba recebe a primeira ação itinerante do Laboratório de Inovação e Inteligência do TJAM

12/07/2024
Compartilhar

A atividade ocorreu na manhã desta sexta-feira, contemplando servidores e magistrados da 1.ª e da 2.ª Varas da comarca.


O Laboratório de Inovação e Inteligência (LegalLab) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com o Programa de Interiorização da Escola Judicial, e a Divisão de Gestão de Projetos, deu início nesta sexta-feira (12/07) ao programa “Laboratório de Inovação Itinerante”, iniciativa que visa ao aprimoramento da gestão nas Unidades Judiciais por meio de oficinas práticas. O programa é voltado para identificar desafios e propor soluções com o objetivo de melhorar os indicadores relacionados, principalmente, às Metas Nacionais do Judiciário e ao Prêmio CNJ de Qualidade, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos e para a ampliação do acesso à Justiça.

As primeiras Unidades Judiciais a receber as oficinas foram a 1.ª e 2.ª Varas da Comarca de Iranduba. Durante o encontro, na manhã desta sexta-feira, foram apresentadas ferramentas de gestão organizacional, para agilizar as fases de problematização e ideação das melhorias na Comarca, incluindo a dinâmica de brainstorming (tempestade de ideias), matriz de prioridade e plano de ação 5w2h.

As atividades em Iranduba foram conduzidas pela chefe da Seção do Laboratório de Inovação, Gizelly Caroline França Guimarães, pelo secretário-geral da Escola Judicial, Rafael Luan Andrade Santos, e pelo diretor da Divisão de Gestão e Projetos do TJAM, Bruno Oliveira de Souza.

“Essa ação do Laboratório de Inovação, em colaboração com o Programa de Interiorização da Escola, busca trazer eventos e cursos presenciais que possam contribuir para a melhoria da gestão. O foco é analisar e aprimorar a gestão dos processos, possibilitando que as metas sejam alcançadas mais eficazmente. Essa troca é fundamental para o sucesso do projeto. O contato pessoal e a resolução de dúvidas diretamente no local são essenciais para entender melhor a situação dos servidores e da comarca, proporcionando soluções mais eficazes”, destacou Rafael Santos.

Gizelly Guimarães detalhou que todas as comarcas do interior do Estado podem solicitar uma oficina nos moldes da realizada nesta sexta-feira. O pedido pode ser feito diretamente à Presidência do Tribunal, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “O Laboratório de Inovação Itinerante visa a levar ferramentas utilizadas no Laboratório para as Varas da capital e do interior. Essas ferramentas são destinadas a gestores, magistrados e servidores para identificar e solucionar eventuais ‘gargalos’ relacionados ao cumprimento dos indicadores do Prêmio CNJ e das Metas Nacionais”.

Bruno Oliveira destacou que as ferramentas de gestão empregadas no encontro são técnicas que podem ser utilizadas em diversas finalidades, como: definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que casualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

LegalLab

Espaço destinado à realização de pesquisas,  estudos, e desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdiconal, o Laboratório de Inovação e Inteligência (LegaLab) tem o caráter de Comissão permanente e interinstitucional de trabalho e de ações de melhorias das atividades jurisdicional e vinculada diretamente à Presidência do Tribunal de Justiça.  Além da criação e desenvolvimento de projetos inovadores, estão entre as finalidades do LegalLab a disseminação da cultura da inovação, mediante a utilização de métodos que permitam a interação, a cocriação, a empatia, a troca de conhecimento e a prototipagem, com envolvimento de atores internos e externos, com o fim de promover o constante aprimoramento da prestação jurisdicional seguindo os avanços tecnológicos, acadêmicos e sociais. Trata-se de um espaço que se propõe democrático e sem a hierarquia de idéias.

 

 

Asafe Augusto

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail  :  [email protected] 

(92) 993160660

 

 

 

 

 

A analista judiciária da 1.ª Vara de Iranduba, Elisandra Alves, também enfatizou a importância da iniciativa que, na visão dela, influencia na melhoria dos serviços à população que acessa o Judiciário de forma mais eficiente. “A presença da equipe é crucial para superar deficiências nos sistemas. Ter uma orientação clara sobre o Painel das Metas e saber quais processos priorizar facilita nosso entendimento e ajuda a melhorar a gestão da comarca”, disse a analista.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Iranduba
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus