Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Visita à propriedades rurais com pecuária sustentável encerra Oficina de Capacitação do Plano ABC+ no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Visita à propriedades rurais com pecuária sustentável encerra Oficina de Capacitação do Plano ABC+ no Amazonas

02/09/2023
Sepror ABC visita foto Thiago 3 1024x682 1
Compartilhar

O Dia de Campo aconteceu em quatro propriedades que já desenvolvem projetos voltados para a pecuária sustentável

Sepror ABC visita foto Thiago 3 1024x682 1
FOTOS: Thiago Aquila/Sepror

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na sexta-feira (1º/09), a última agenda da oficina de capacitação técnica para elaboração do Plano Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC+ no Amazonas, com um dia de campo, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).

A ação foi organizada pela Prefeitura de Manacapuru e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que escolheu quatro propriedades rurais que desenvolvem pecuária sustentável no município.

A primeira visita ocorreu na Fazenda Las Marias, do pecuarista Valdo Almeida, que destacou a importância do biopasto para sua propriedade. “O conhecimento técnico é muito importante para saber como trabalhar em nossa propriedade. Comecei esse negócio há um ano e meio e tenho obtido coisas boas com essa nova forma de plantar e manejar o pasto. É trabalhoso, porém, vale a pena o custo-benefício”, afirmou.

Já na Fazenda 4 Irmãos a equipe técnica acompanhou a explicação do proprietário Morrieta, que utiliza dejetos de animais para adubar parte de sua plantação, que ainda está no início desse projeto de pecuária sustentável desenvolvido pela Secretaria de Produção Rural Municipal.

Em seguida, a equipe dirigiu-se ao Rancho Paraíso da Genética, de propriedade de Ilson Freitas, que trabalha diretamente com reprodução animal e utiliza um pasto que atende aos requisitos para execução do programa ABC +.

Sepror ABC visita foto Thiago 2 1024x682 1
Sepror ABC visita foto Thiago 1 1024x682 1
FOTOS: Thiago Aquila/Sepror

Ele pontuou como é feito o manejo do pasto de 8 hectares que ele tem em sua fazenda. ” O verão amazônico impede que a adubação do pasto seja feita e que tenhamos alguma resposta positiva, então, é interessante que esperemos cair uma chuva para que possa corrigir posteriormente, mas com as técnicas que serão utilizadas com o plano ABC+, conseguiremos obter uma correção mais eficiente em nossos hectares”, afirmou Ilson.

O Dia de Campo finalizou na Fazenda Dona Doquinha, que faz parte do Programa Agropecuária Sustentável. No local, foi demonstrado como se faz o manejo do capim mulato que atende 60 búfalos na propriedade. Também foi destacado que o capim mulato precisa de adubação adequada e que o futuro da pecuária no Amazonas está na produção e manejo do capim híbrido.

Para o engenheiro Agronomo da Embrapa, Jeferson Macedo, o dia foi propício para que os técnicos pudessem conhecer de perto como é o processo de trabalho da pecuária sustentável. ” Hoje o nosso objetivo é mostrar que é possível aqui no Amazonas criar gado, plantar e gerar renda ao produtor de maneira sustentável, sem agressão ao meio ambiente e com baixo custo, utilizando o que pode ser produzido dentro das próprias propriedades”, disse o representante da Embrapa.

O próximo passo do Plano no Amazonas, segundo o coordenador, Heitor Liberato, é a publicação da portaria em que estarão definidos todos os representantes de órgãos públicos governamentais estaduais e federais, entidades classistas, órgãos de ensino superior e outros convidados.

“Todos irão se debruçar nos meses seguintes para concepção de todo o conteúdo da programação com vistas à execução efetiva do Plano 2020/2030, com foco nas culturas temporárias e permanentes, produção da extração vegetal, rebanhos, produtos de origem animal, sistemas e tecnologias”, antecipou Liberato.

Participaram da visita representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/AM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf); Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri), Federação da Agricultura e Pecuária (Faea), entre outros.

Sobre o Plano

O ABC+, Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vista ao desenvolvimento sustentável, do Governo Federal, é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, representado no Amazonas pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA), e apresenta a agenda estratégica proposta para continuação da política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020 a 2030. No Amazonas, caberá à Sepror a coordenação de um grupo de trabalho composto também pela Embrapa, Idam e ADS. As primeiras tratativas sobre o Plano ABC+ no Amazonas aconteceram em abril deste ano, na Sepror.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Ensino Superior, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manacapuru, Manaus, Meio Ambiente, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

cultura auto da compadecida foto divulgacao 4 1024x683 1
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘O Auto da Compadecida’ chega ao palco do Teatro Amazonas com entrada gratuita

22/05/2025
Mutirao Careiro Foto 1 21 05 20251 1024x573 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão e castra 80 gatos acolhidos por casal de idosos no Careiro da Várzea

22/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 22 at 093959 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas recebe comitiva da Forsuas para discutir políticas públicas direcionadas à situações de emergência e calamidade

22/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 22 at 091740 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas potencializa setor primário no município de Tapauá

22/05/2025
246f7b07 6b8e 402e 96e9 167bffea7dc5 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura pavimentação de ruas do sistema viário de Tapauá

21/05/2025
FPS CREDITO SOLIDARIO 1024x768 1
Governo do Amazonas

Programa Crédito Solidário encerra atendimento no Centro de Convivência da Família 31 de Março, no Japiim

21/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus