Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Tríplice fronteira: ‘Dia D’ inicia campanha de multivacinação em Tabatinga e conta com apoio da FVS-RCP
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Tríplice fronteira: ‘Dia D’ inicia campanha de multivacinação em Tabatinga e conta com apoio da FVS-RCP

21/10/2023
Compartilhar

Campanha segue até 31 de outubro para ampliar coberturas vacinais

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Crianças e adolescentes residentes na tríplice fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, tem, neste sábado (21/10), a oportunidade de atualizar os esquemas vacinais no Dia D da multivacinação organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A campanha de multivacinação segue até 31 de outubro e tem o suporte técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Estão disponíveis imunizantes do calendário nacional de vacinação e da Covid-19 para menores de 15 anos. Estrangeiros vindos de Santa Rosa, no Peru, e Letícia, na Colômbia, também podem se vacinar durante a ação. Na abertura do “Dia D”, foram vacinadas crianças e adolescentes dos três países representando o caráter da ação voltado à comunidade fronteiriça.

A iniciativa é destinada a ampliar as coberturas vacinais contra doenças imunopreveníveis. Pela FVS-RCP, técnicos estão em Tabatinga desde o dia 16 de outubro, dando suporte à equipe de profissionais de saúde da Semsa do município e supervisionando os processos de planejamento das ações da campanha, segundo destaca a diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim.

“A tríplice fronteira é uma região diferenciada, caracterizada por fluxo grande de pessoas transitando entre os países que fazem fronteira com o Brasil naquele espaço. Ampliar as coberturas vacinais é uma estratégia para prevenção de doenças imunopreveníveis e controle dessas doenças”, destaca a diretora Tatyana.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Na supervisão e fortalecimento da campanha, os técnicos atuam, também, auxiliando na capacitação para a busca ativa de não vacinados. “Estamos apoiando o município também com treinamento de boas práticas de vacinação, procedimentos técnicos de acolhimento, triagem, estratégias de imunização”, acrescenta Alexsandro Melo, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

A gerente de imunização no DVE da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que esse tipo de visita técnica, quando os técnicos se fazem ainda mais próximos dos profissionais locais, permite aprimoramento do trabalho com foco nos resultados. “O feedback destas visitas tem sido muito positivo, porque permite conhecer a realidade das cidades e promover o apoio ao trabalho destes profissionais”, disse Angela, que também é coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Microplanejamento

A estratégia adotada pela Fundação na iniciativa contempla o microplanejamento das ações partindo do reconhecimento da realidade local, considerando as características sociodemográficas, econômicas, sociais e necessidade do município.

De acordo com o técnico Ramon Lisboa, da gerência de imunização na FVS-RCP, a vacinação é fortalecida por meio das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). “Estamos oferecendo todo o suporte técnico para o desenvolvimento da campanha no intuito de ampliar as coberturas vacinais, visando o fortalecimento do controle de doenças na região de fronteira”, disse.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

As ações de microplanejamento são desenvolvidas por diferentes níveis de atenção que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) nas diversas áreas relacionadas à imunização, como o Programa de Imunização, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde (APS) e Saúde Índigena.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM, Tabatinga, Vacinação
Redação Informe Manaus 21/10/2023 21/10/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas em saneamento básico são apresentadas em workshop promovido pelo MIT

11/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza pagamento para 96 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

11/07/2025
Governo do Amazonas

“Amor em Canções”: Camerata de Violões e Canto Popular encantam o público em concerto no Teatro da Instalação

11/07/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

11/07/2025
Governo do Amazonas

Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas apresenta workshop sobre a situação hidroclimática e tecnologias para o enfrentamento de eventos climáticos e ambientais

11/07/2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros atende primeira ocorrência com drone desenvolvido para combater incêndios

11/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus