Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: TJAM reúne magistrados, representantes do MPE/AM e da Polícia Civil para discutir novo fluxo na oitiva de crianças e adolescentes vítimas de crimes contra a dignidade sexual
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

TJAM reúne magistrados, representantes do MPE/AM e da Polícia Civil para discutir novo fluxo na oitiva de crianças e adolescentes vítimas de crimes contra a dignidade sexual

17/05/2023
Compartilhar

Denominado de “Projeto Girassol”, o NOVO fluxo objetiva evitar a revitimização, asseguranda que a vítima não precise ser ouvida mais de uma vez no processo.


O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), magistrado Igor Campagnolli, reuniu-se na terça-feira (16/05) com juízes das Varas Especializadas em Crimes contra Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; da Central de Inquéritos; promotores de justiça e representantes da polícia Civil para tratar sobre o “Projeto Girassol”, que consiste no estabelecimento de um NOVO fluxo processual para que as vítima de crimes contra a dignidade sexual sejam ouvidas em sede de prova antecipada em juízo, evitando a revitimização.

Segundo o projeto, a vítima (criança e adolescente) comparecerá à delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) para informar o crime; em seguida, o delegado requisitará a produção antecipada de prova. Na sequência, é realizada a audiência de antecipação de prova na Central de Inquéritos. E assegurando, na antecipação da prova, o contraditório e ampla defesa, ao passo que evita que o depoimento se prejudique pela perda de memória da criança ou adolescente.

Entre os benefícios do Projeto Girassol estão: a diminuição da violência institucional, garantindo que a vítima, em regra, somente fale uma vez durante todo o processo; reduzir o tempo de tramitação dos processos nas Varas de Dignidade Sexual; garantir que os direitos das vítimas sejam respeitados e que o processo seja conduzido de forma justa e transparente, estabelecendo-se uma cultura de respeitos aos direitos humanos e da infância.

Segundo o juiz Igor Campagnolli, a ideia da reunião foi ouvir os atores envolvidos com o tema visando a construir uma solução para a problemática enfrentada e que as manifestações sejam consideradas neste momento de desenvolvimento e da formatação final do projeto. Ele destaca que o grande objetivo é evitar a revitimização ou a violência institucional contra vítimas de crimes que atentem contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

“Essa foi a reunião de apresentação do protocolo que pretende-se ser desenvolvido institucionalmente e envolveu todos os atores para que possamos encontrar uma solução para a questão do depoimento sem dano, tentando evitar a violência institucional de modo que as vítimas de violência de crimes contra a dignidade sexual tenham que ser ouvidas em mais de uma oportunidade. A ideia é que o depoimento seja concentrado em uma única oportunidade, ainda em uma fase pré-processual, para que essa vítima possa seguir sua vida”, explica o juiz auxiliar da Presidência.

Seguindo um cronograma específico, o próximo passo para a elaboração do “Projeto Girassol” é a criação de um grupo de estudo. A ideia é que esse NOVO fluxo processual seja estabelecido em conjunto, por todos os atores institucionais, a partir do segundo semestre deste ano.

Participaram da reunião a juíza titular da 1.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, magistrada Dinah Câmara Fernandes; o juiz de Direito Rosberg de Souza Crozara, que responde cumulativamente pela 2.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; a juíza-coordenadora da Central de Inquéritos Policiais, magistrada Careen Aguiar Fernandes; os promotores de justiça Geber Mafra Rocha e Rogério M. Santos, a agente técnico administrativo Iamara Cavalcante Antunes e a diretora de Planejamento Ivanete de Oliveira Nascimento, todos representando o Ministério Público do Estado (MPE/AM); a titular da delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Joyce Coelho Viana; a representante da Coordenadoria Psicossocial Judiciária do TJAM, Tecla Auip Caddah; o diretor da Central de Inquéritos, Renato de Sales Teixeira; pelo Núcleo de Gerenciamento do TJAM, o coordenador Bruno Oliveira e a chefe de seção Márcia Assunção; e servidores do Poder Judiciário.




Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Polícia, Polícia Civil, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus