Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: TJAM participa de evento do Unicef sobre escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

TJAM participa de evento do Unicef sobre escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

22/06/2023
Unicef
Compartilhar

Unicef

Realizado em parceria com a organização Visão Mundial, evento reuniu cerca de 100 profissionais, entre eles representantes do Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), das Secretarias Municipais de Assistência Social e do articulador do Selo Unicef nos municípios.


Unicef2A juíza Dinah Câmara Fernandes, titular da 1.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus, e a assistente social da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij/TJAM), Jane de Souza Nagaoka, representaram o Tribunal de Justiça do Amazonas, na manhã de quarta-feira (21/06), na abertura do encontro “Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela organização Visão Mundial. O evento aconteceu no auditório da concessionária Águas de Manaus, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

O evento reuniu cerca de 100 profissionais, entre eles representantes do Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), Secretarias Municipais de Assistência Social e o articulador do Selo Unicef nos municípios. 

O objetivo do evento foi discutir como implementar melhorias nos processos de escuta de crianças e adolescentes que já foram vítimas ou testemunhas de violência, visando à capacitação dos representantes dos 55 municípios do Estado do Amazonas, mostrando resultados que devem ser alcançados por meio da Lei n.º 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida), além do incentivo ao uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), atividades que integram o “Selo Unicef”, edição 2021-2024.

Por meio dessa iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas municipais voltadas ao público infantojuvenil, o “Selo Unicef” é uma maneira de os municípios assumirem o compromisso de manter em suas agendas a prioridade na infância e adolescência, monitorando indicadores sociais e agindo conforme a Convenção sobre os Direitos da Criança, através do ECA. Atualmente 18 estados, contabilizando um total de 2.023 municípios estão participando.

A capacitação além de disponibilizar a orientação para a implementação da “Lei da Escuta Protegida”, também direcionou um suporte técnico para ações e campanhas contra a violência, estabelecendo os devidos prazos para adesão dos presentes.

Durante participação na abertura do encontro, a magistrada Dinah Câmara Fernandes, pontuou: “Crianças e adolescentes devem ter os direitos garantidos não somente na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e Adolescente, no Marco da Primeira Infância e várias convenções internacionais, a parte escrita nós já temos, vamos nesse momento fazer o melhor na execução e no cumprimento desses direitos, e para isso, o Unicef tem se destacado trazendo esse incentivo para que não nos sintamos sozinhos nessa luta, através desse espaço de aprendizado e multiplicação para que o SIPIA seja efetivamente preenchido e o protocolo da escuta seja aplicado, para que assim nossas crianças não sejam revitimizadas quando chegam no sistema”. A juíza também parabenizou o Fundo das Nações Unidas pela Infância pela iniciativa e agradeceu o convite.

Lei n.º 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida)

É uma lei que estabelece a garantia do direito de crianças e adolescentes vítimas de violência a um correto atendimento, através de profissionais qualificados e ambiente acolhedor, evitando, assim, a revitimização, processo no qual a vítima, após não receber o devido acolhimento profissional, acabe se sentindo intimidada ou até mesmo culpada após relatar o trauma sofrido. A escuta protegida prevê a criação de centros de atendimento integrados, além da disponibilidade a equipes multidisciplinares para acolher a criança ou adolescente.


#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a participação da juíza Dinah Fernandes na abertura do evento. Ela aparece sentada, falando ao microfone, compondo com outras três pessoas uma das fases do debate promovido pelo Unicef e a Visão Mundial.


Texto: Vitória Serrão (Coij)

Fotos: Acervo Coij

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Manaus, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus