Na última segunda-feira, o juiz Moacir Batista visitou o comando do CIGS, onde funciona a OCA do Conhecimento Ambiental, projeto hoje coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.
Na tarde da última segunda-feira (15/05), o juiz Moacir Pereira Batista, titular da Vara do Meio Ambiente (Vema), fez uma visita ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), onde reuniu-se com o comandante da unidade militar, coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa. Também participou do encontro o professor Renato Bezerra de Lima Junior, coordenador do “Projeto Ocas do Conhecimento Ambiental”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, o CIGS abriga uma das unidades do projeto, denominada “Oca do Conhecimento Ambiental Juiz Adalberto Carim Antônio”.
De acordo com o juiz Moacir, a visita faz parte do objetivo da Vema de renovar e estabelecer a rotina de relacionamento com os órgãos e instituições que integram a rede de proteção ao Meio Ambiente no Amazonas. “É salutar a realização de reunião com os representantes desses órgãos para afinar, com eles, ações que venham a beneficiar o bom andamento de processos e decisões que impactam na proteção ambiental, sejam fiscalizações necessárias ou aplicação de penas alternativas”, explicou o magistrado do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O comandante Glauco Corbari disse que o CIGS integra a parceria como vetor de respeito ao meio ambiente, com a Justiça e a Semed. “Para o CIGS é muito importante ser este vetor de desenvolvimento ambiental, de desenvolvimento da mentalidade ambiental, da proteção do Meio Ambiente. Nós temos várias ferramentas que utilizamos para isso, mostrando que Exército e Meio Ambiente andam juntos”, afirmou o comandante.
Segundo ele, o zoológico do CIGS, com cerca de 400 animais, 15 onças, uma harpia, proporciona um ambiente ecologicamente rico para a visita de estudantes, turistas e os manauaras que procuram o espaço, no trabalho que é desenvolvido com a Semed, por meio da OCA do Conhecimento Ambiental.
O professor Renato Bezerra de Lima Júnior também destacou a importância da renovação da relação com a Vema. “O juiz Moacir é um link de grande importância para a assinatura de renovação do Termo de Cooperação Técnica com o CIGS para funcionamento da OCA do Conhecimento Ambiental nas instalações do zoológico. Na reunião que tivemos aqui, alinhamos muitas ações e o que cada um pode fazer para colaborar com o outro”, disse o coordenador do Projeto Ocas, da Semed.
Desde o início do ano, o titular da Vema vem realizando visitas e reuniões no período da tarde, com instituições parceiras para sincronizar as ações em prol de processos e atividades inerentes à Justiça Ambiental. Já foram visitados os diretores e coordenadores do Parque Estadual Sumaúma, onde foi verificada a possibilidade de a Vema direcionar insumos ou prestadores de serviços por meio de penas alternativas; o secretário estadual do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, quando foi tratado sobre a gestão do Fundo Estadual do Meio Ambiente. Outro local visitado foi o Instituto Soka, que apresentou ao magistrado o “Projeto Sementes da Vida”, também resultado de parceria com o TJAM, além de verificada a possibilidade de direcionamento de insumos ou prestação de serviços em penas alternativas. O magistrado também realizou visita ao Batalhão de Cavalaria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ao Centro Veterinário e ao Canil da PMAM, e ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).
A OCA do Conhecimento
Na agenda cumprida na última segunda-feira, o juiz Moacir Pereira Batista também visitou a OCA que funciona no zoológico do CIGS, e leva o nome do juiz Adalberto Carim Antonio, antigo titular da especializada do TJAM, falecido no ano passado. O espaço educacional e de exposição para preservação, conservação e proteção ambiental possui um auditório com capacidade para 80 pessoas, saguão para exposição, biblioteca e a sala do Conhecimento Ambiental para atividades lúdicas e exposições.
Atualmente o local está recebendo uma exposição sobre os animais da Amazônia e de materiais recicláveis. Durante a visita, o titular da Vema verificou que o auditório da OCA do CIGS está necessitando de alguns reparos em decorrência de infiltrações e assegurou que os esforços legais necessários serão feitos para apoiar o reparo do espaço.
Mais imagens da visita do magistrado podem ser acessadas no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720308312770/with/52902639660/
#PraTodosVerem: Foto principal da matéria traz a imagem do juiz Moacir Pereira Batista, titular da Vara do Meio Ambiente (Vema), observando militar do Exército Brasileiro que está apontando para um mural que traz informações sobre o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); o magistrado aparece ao centro, e está vestido com blazer cinza e camisa clara.
Sandra Bezerra
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660