Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Soluções práticas e inovadoras para o setor de pesca e aquicultura serão apresentadas no interior do Amazonas 
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Soluções práticas e inovadoras para o setor de pesca e aquicultura serão apresentadas no interior do Amazonas 

09/10/2023
Fapeam Ciclo de Difusao da Ciencia e Desenvolvimento Regional Fotos Jonas Pereira Alves 13 1024x768 1
Compartilhar

 Evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam 

Fapeam Ciclo de Difusao da Ciencia e Desenvolvimento Regional Fotos Jonas Pereira Alves 13 1024x768 1
FOTOS: Jonas Pereira Alves/Fapeam

Nos municípios de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) e São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros de distância da capital) será realizado o III Ciclo de Difusão da Ciência e Desenvolvimento Regional. O evento que conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentará soluções práticas, criativas e inovadoras para o setor da pesca e aquicultura. 

A iniciativa, fomentada pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Amazonas (POP CT&I), busca estreitar a fronteira entre a ciência e a sociedade, por meio da difusão de informações básicas e fundamentais voltadas para essas áreas, contribuindo ainda para impulsionar o empreendedorismo, com foco no desenvolvimento da economia sustentável em municípios do interior. 

Segundo a coordenadora da atividade, Silvia Umeda Galhani, da Universidade Nilton Lins, serão realizadas palestras, minicursos, feiras com mostruários e oficinas.  As atividades serão promovidas em escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior abertas à população geral, pescadores, ribeirinhos e piscicultores nas cidades de Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira.  

“Pretendemos mobilizar a população do Amazonas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades sobre ciência e tecnologia do setor aquícola, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação”, acrescentou Silvia.  

Com entrada gratuita, os interessados em participar podem encaminhar e-mail para: [email protected]. Para as ações em São Gabriel da Cachoeira, a inscrição pode ser feita na página do evento na II SIEPEx: https://www.even3.com.br/ii-semana-de-integracao-ensino-pesquisa-e-extensao-391368/.  

Durante o evento, serão realizadas atividades interativas e a distribuição de materiais didáticos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa AquaNilton.  

Fapeam Ciclo de Difusao da Ciencia e Desenvolvimento Regional Fotos Jonas Pereira Alves 8 768x1024 1
FOTOS: Jonas Pereira Alves/Fapeam

Ações 

A coordenadora ressalta que, em São Gabriel da Cachoeira, o evento ocorrerá entre os dias 14 e 21 de outubro durante a SIAPEX (Semana de integração da pesquisa, ensino e extensão – SNCT), na Feira extensão e Feira do Empreendedorismo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Em Nhamundá, as atividades serão realizadas em colégios municipal e estadual nos dias 27 e 30 de outubro.  

Entre os temas gerais que serão abordados estão Empreendedorismo a partir da Ciência: transformando ideias em negócios inovadores; sanidade e biossegurança na piscicultura; peixes ornamentais da Bacia Amazônica e boas-práticas de manejo na aquariofilia; e o uso de aditivos alimentares para peixes de produção e ornamentais. 

“A aquicultura está presente no dia a dia da população do estado, seja por meio da atividade de produção ou na mesa dos consumidores. É uma das atividades prioritárias na região, de grande relevância cultural, econômica, social e ambiental”, finalizou a coordenadora.  

SNCT 2023 

O POP CT&I visa fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. A edição 2023 da Semana tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Informações sobre a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/ 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Educação, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Nhamundá, São Gabriel da Cachoeira, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

fachada procon nova 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12/05/2025

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta terça-feira

12/05/2025
Suhab01 12052025 Assistentes sociais da Suhab fazendo a coleta de documentos e instruindo moradores 1024x683 1
Governo do Amazonas

Regularização de imóvel: ‘Já são 16 anos de espera e esse momento finalmente chegou’ diz moradora do Conjunto Cidadão XII

12/05/2025
Educacao Provao Eletronico 2025 Foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas em 2025

12/05/2025
Idam Capacitacao Foto Arquivo Idam 1024x768 1
Governo do Amazonas

Idam realiza ações de Associativismo e Cooperativismo em Anamã e Rio Preto da Eva

12/05/2025
Idam Projecar Foto Renan Pinheiro Idam 1024x768 1
Governo do Amazonas

Idam anuncia mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural para o segundo semestre

12/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus