Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Resistência e emoção marcam a história dos bois-bumbás da categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Resistência e emoção marcam a história dos bois-bumbás da categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas

29/07/2023
Compartilhar

Bois Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão se apresentam neste sábado (29/07), no Sambódromo da capital

O tradicional Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro chega a sua 65º edição com apresentações marcadas por emoção. Neste sábado (29/07), é a vez dos bois da categoria Master A – Ouro, Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão realizarem as apresentações no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, no bairro Flores, zona centro-sul.

Para o titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o Festival Folclórico se tornou uma expressão cultural do estado e, a cada ano, vem se fortalecendo com os investimentos do Governo do Amazonas.

“Os bois de Manaus têm uma história com a cultura do nosso estado e têm um movimento muito expressivo nas comunidades. A cada ano, os bois vêm sendo valorizados pelos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas. E já é visto um crescimento do público prestigiando o espetáculo, que fica cada vez maior”, destacou o secretário.

Garanhão

Criado em 1991, o boi Garanhão, também conhecido como o ‘Boi da Cidade Alta’, no reduto do bairro Educandos, zona sul de Manaus, surgiu a partir de um sonho dos moradores da região, de criar um grupo folclórico capaz de fortalecer a tradição cultural dos bois-bumbás.

O nome Garanhão foi proposto por Ivo Morais, em homenagem ao boi-bumbá Garantido, e a cor preta do boi em homenagem ao boi-bumbá Caprichoso. Para Isaac Freitas, um dos criadores, a história do boi começa com uma inspiração nos bumbás de Parintins, mas com o passar do tempo, a identidade própria da capital amazonense foi construída com os moradores do bairro Educandos e trabalhadores.

“O boi Garanhão conseguiu unir todos os moradores do bairro Educandos em busca das 14 vitórias. Já levamos para o Festival Folclórico do Amazonas cerca de 1.300 pessoas, em todos os setores. Isso representa muito orgulho para nós, porque tudo foi feito com muito trabalho e sacrifício, das nossas costureiras, artistas, batuqueiros e todos os outros que contribuíram”, disse Isaac Freitas, um dos criadores.

Galante

O boi Galante foi criado em 1993, por um grupo de amigos, no reduto do bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste de Manaus. Inicialmente, o bumbá foi idealizado apenas para o entretenimento dos moradores da região, mas foi inserido logo em seguida ao Festival Folclórico do Amazonas. Com o passar dos anos, o bumbá foi transferido para a Praça 14, com o aval dos criadores.

Assim como outros bumbás da capital, o Galante teve sua inspiração nos bois Caprichoso e Garantido de Parintins. A cor branca foi definida por sorteio e o nome Galante em homenagem ao boi Galante de Parintins, que remetia à infância de muitos que já moraram na cidade.

“O Galante é um movimento cultural que representa os dois bairros. Nossa cor e nossa bandeira são culturais e sociais. Pensamos sempre no folclore e no nosso público, que não é mais restrito apenas aos bairros dos criadores. Hoje, temos um público muito maior”, disse Gilson Nascimento, presidente do boi Galante de Manaus.

Corre Campo

Conhecido também como ‘Boi do Mapa’, o Corre Campo é o grupo folclórico mais antigo em atividade em Manaus e o terceiro no Amazonas. Ele foi criado em 1942, no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital, pelos jovens Astrogildo Santos, Wandi Santos, Dionísio Gomes, Mauro Santos e Antônio da Silva. A decisão foi motivada após o ‘Garrote Tira Teima’, localizado na rua Urucará, encerrar as atividades. Com isso, criou-se um novo boi e uma nova referência folclórica para os moradores do bairro.

O nome do bumbá foi escolhido pelo fundador Wandi Santos, durante uma reunião. E as cores ficaram definidas em vermelho, branco e marrom, assim como o mapa da Brasil, desenhado no meio da testa do boi.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Governo do Amazonas, Manaus, Parintins, SECOM, Urucará
Redação Informe Manaus 29/07/2023 29/07/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Procuradoria Jurídica e Natjus ganham espaço revitalizado e ampliado na SES-AM

02/07/2025
Governo do Amazonas

Seap-AM destaca resultado positivo durante 8ª fase da Operação Mute

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas entrega kits de alimentação para dez instituições sociais do municípioParintinsFestival de Parintins 2025: Governo do Amazonas entrega kits de alimentação para dez instituições sociais do município

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: SSP-AM registra redução em furtos e aumento de prisões

02/07/2025
Governo do Amazonas

Realizado pelo Governo do Amazonas, Festival de Parintins 2025 registra recorde de público, com mais de 120 mil visitantes

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Detran-AM finaliza operação com saldo positivo

02/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus