Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Pleno do TJAM concede segurança à professora para progressão na carreira
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Pleno do TJAM concede segurança à professora para progressão na carreira

22/03/2023
Compartilhar

Trecho da Lei Complementar n.º 198/2019, que impedia movimentação na carreira, foi declarado inconstitucional pelo colegiado em 2022.


O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas concedeu segurança a professora da rede pública estadual para que tenha a progressão vertical na carreira, conforme previsto na lei nº 3.951/2013, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

A decisão foi por unanimidade, na sessão desta terça-feira (21/03), no processo nº 4006409-38.2020.8.04.0000, de relatoria da desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, em sintonia com o parecer do Ministério Público.

Conforme a inicial, a servidora ingressou no quadro da Seduc em 2015, como professora de Educação Física, foi aprovada no estágio probatório e em 2019 apresentou requerimento para sua progressão, após conclusão de curso de Especialização em Musculação e Treinamento de Força. Como o pedido não foi analisado, nem deferido no período de mais de um ano, ela ingressou na justiça para garantir seu benefício, que lhe daria cerca de R$ 500,00 a mais no salário.

A Procuradoria-Geral do Estado contestou, ainda em 2020, argumentando sobre ter ultrapassado o limite de gastos com pessoal, limitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), citando ainda a lei complementar nº 198/2019 como óbice para o pagamento da progressão aos servidores, devido à situação financeira.

Em seu parecer, o Ministério Público observou que o Pleno do TJAM julgou parcialmente procedente ação direta de inconstitucionalidade requerida pelo Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol), declarando a inconstitucionalidade do artigo 2.º, da Lei Complementar n.º 198/2019, no que diz respeito às promoções e progressões funcionais dos servidores do Estado do Amazonas. A decisão foi unânime, em 20/09/2022, no processo nº 4003631-32.2019.8.04.0000.

Neste sentido, o parecer do MP, ao analisar a Lei Estadual n.º 3.951/2013, que no artigo 24 vincula o administrador público a proceder às promoções, desde que cumpridos os requisitos necessários, no caso demonstrado com a juntada do diploma de conclusão do curso de especialização, foi para conceder a segurança, ressalvando-se a impossibilidade de recebimento de valores salariais devidos em data anterior à impetração do mandado de segurança.

Em seu voto, a relatora destacou que “não resta dúvida de que a omissão que se imputa à Administração Pública – delonga injustificada na análise do requerimento administrativo – acarretou flagrante violação ao direito subjetivo da impetrante, revestindo-se, portanto, tal ato de ilegalidade e abusividade, na medida que vem postergando a sua promoção vertical, e, via de consequência, obstando-lhe o correlato acréscimo salarial”.

A magistrada observou também que o aumento do vencimento decorrente da progressão não se confunde com reajuste citado na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas que se trata de incremento inerente à movimentação na carreira funcional, destinado apenas àqueles que reúnem os requisitos previstos no PCCR. “Indiscutível, pois, que o apontado dispositivo legal se aplica às hipóteses de aumento de vencimentos no sentido amplo, isto é, aquele que alcança, indistintamente, toda a categoria de servidores públicos”, afirmou a relatora em seu voto, que declarou ilegal o indeferimento do pedido da professora com base em restrição da LRF.

Patrícia Ruon Stachon

Foto:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Polícia, Polícia Civil
Redação Informe Manaus 22/03/2023 22/03/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus