Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ministério da Saúde garante que Manaus será uma das prioridades do novo ‘Mais Médicos para o Brasil’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Ministério da Saúde garante que Manaus será uma das prioridades do novo ‘Mais Médicos para o Brasil’

24/03/2023
Compartilhar

Manaus e demais localidades da região Norte estão entre as prioridades do governo federal no relançamento do programa “Mais Médicos para o Brasil”. A garantia foi dada pela equipe de gestão da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), nesta quinta-feira, 23/3, em Brasília (DF), em reunião com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e os subsecretários da pasta, Djalma Coelho e Nagib Salem, que representaram a Prefeitura de Manaus.

Na capital federal, os gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tiveram reuniões no Palácio do Planalto e Ministério da Saúde ao longo de toda a quinta-feira, apresentando um panorama da saúde municipal ao novo governo.

A retomada do programa “Mais Médicos para o Brasil”, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira, 20, foi uma das principais pautas abordadas, em função do fim de ciclos do programa anterior e o receio da escassez de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Também estiveram na pauta temas como infraestrutura dessas unidades e recursos para obras na área da saúde.

“Nossa intenção foi mostrar a toda equipe do Ministério da Saúde e da Presidência da República as dificuldades que vivenciamos na região Norte”, explicou Shádia, que foi recebida pelo secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano; pelo assessor da Saps, Wellington Pereira; e o assessor Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo.

Manaus acolhe em sua rede 53% da população de todo o estado do Amazonas e tem atualmente 211 UBSs. Ao governo federal, Shádia demonstrou preocupação em ter no município um número de médicos adequado para atender a demanda da capital. Segundo o assessor da Saps, Wellington Pereira, o edital do novo programa será lançado semana que vem e a região Norte será bem atendida.

“O ministério já havia monitorado essas demandas e a gente sabe das dificuldades da região Norte. Nesse exato momento nossa equipe está preparando o edital do programa, que será divulgado semana que vem, e sem dúvida Manaus e toda a região Norte terão atenção prioritária”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde também destacou o desafio logístico no município para levar atendimento à população ribeirinha. “Viemos em busca de um olhar diferenciado e ficamos contentes e otimistas de ver que a região Norte está sendo vista e bem acolhida pelo governo Federal”, concluiu a gestora.

Programa Mais Médicos para o Brasil

O programa “Mais Médicos” existe há dez anos e foi substituído pelo “Médicos pelo Brasil” durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Relançado pelo presidente Lula com o nome “Mais Médicos para o Brasil”, o novo programa dará prioridade para profissionais brasileiros e visa ampliar o número de profissionais de saúde no SUS, principalmente em áreas mais vulneráveis. Além disso, são previstos investimentos na construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde. Neste ano, o governo pretende abrir 15 mil vagas e investirá R$ 712 milhões.

Além da bolsa, os profissionais também receberão benefícios, terão direito à licença maternidade de até seis meses e paternidade de até 20 dias, e poderão fazer especialização e mestrado durante o tempo que estiverem no programa, que tem duração de quatro anos. O objetivo é conseguir manter os profissionais em regiões de difícil acesso.

— — —

Texto – Lorena Quintas / In.Pacto

Fotos – Carol Antunes / In.Pacto

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 24/03/2023 24/03/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus