Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Médicos da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre doenças de pele
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Médicos da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre doenças de pele

09/05/2023
Compartilhar

Resultado do termo de convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Manaus e a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), os médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram, nesta terça-feira, 9/5, a participação em curso de Dermatose Básica, no auditório da fundação, no bairro Cachoeirinha, zona Sul. O curso reforça a qualificação de 480 profissionais médicos clínicos e pediatras para a abordagem e o manejo clínico das dermatoses.

Segundo a chefe do Núcleo de Controle de Hanseníase da Semsa, Ingrid Simone Alves dos Santos, o curso tem como palestrantes médicos dermatologistas especialistas em manejo clínico e na orientação técnica para os profissionais da atenção básica.

“A Semsa e FUHAM trabalham em parceria por meio de convênio, em que a rede municipal de saúde cede um número de profissionais para compor a rede da fundação, e uma das contrapartidas é proporcionar cursos de qualificação para os nossos servidores. O objetivo é capacitar ainda mais os médicos para o manejo clínico das dermatoses na rede básica de saúde e no diagnóstico diferencial de doenças, garantindo o fluxo adequado do encaminhamento, quando houver necessidade, para a atenção especializada”, disse Ingrid Santos.

As 480 vagas foram ofertadas para médicos da rede municipal nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural, que serão divididos em quatro turmas, com uma carga horária de oito horas. A primeira turma será encerrada nesta quarta-feira, 10/5, e a segunda turma ocorrerá nos dias 5 e 6/6, a terceira, nos dias 26 e 27/6, finalizando com a quarta turma nos dias 29 e 30/6.

O gerente de Ensino da Fundação Alfredo da Matta, Valcimar Silveira, explicou que o curso tem o propósito de capacitar os profissionais sobre as dermatoses que podem ser identificadas e tratadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus, reduzindo assim a demanda por atendimento na atenção especializada em dermatologia.

“A ideia é facilitar o atendimento para o usuário onde ele estiver, com um médico preparado e bem informado para o atendimento das dermatoses básicas. Assim, o que chegar para atendimento com a Fundação Alfredo da Matta, como instituição de referência, seja o que não é possível ser tratado na Atenção Básica”, destacou Valcimar Silveira.

O curso vai abordar temas como as Infecções Sexualmente Transmissíveis na Atenção Básica, Câncer cutâneo e diagnósticos diferenciais, Micose Sistêmica, Hanseníase e diagnóstico diferencial, e Diagnóstico de Leishmaniose.

Para o médico Salésio da Cunha Loch, que atua na UBS João Nogueira da Malta, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste, a capacitação dos profissionais é essencial no aprimoramento do conhecimento dos médicos e para garantir um melhor atendimento aos pacientes.

“Por mais que a gente tenha conhecimento, não somos especialistas em dermatologia. Então, é muito bem-vindo um curso com colegas que são especialistas. Vai facilitar a captação e diagnóstico de casos de doenças, que, sem essa capacitação, talvez não fosse possível”, afirmou Salésio da Cunha.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Guilherme Silva / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 09/05/2023 09/05/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus