Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Judiciário Estadual e Prefeitura do Careiro firmam Termo de Cooperação para instalação de Ponto de Inclusão Digital em comunidade daquele município
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Judiciário Estadual e Prefeitura do Careiro firmam Termo de Cooperação para instalação de Ponto de Inclusão Digital em comunidade daquele município

06/06/2023
Purupuru
Compartilhar

Purupuru

A instalação dos pontos digitais deve beneficiar os cerca de 3 mil residentes da comunidade do Purupuru.


O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Prefeitura do Careiro firmaram, na manhã desta terça-feira (06/06), um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de um Ponto de Inclusão Digital (PID) no Distrito do Purupuru, distante 1h30 da sede do município (distante 102 quilômetros de Manaus).

A assinatura ocorreu no edifício-sede do TJAM, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, com a presença do coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário/TJAM, desembargador João Simões; do juiz de Direito Roberto dos Santos Taketomi, magistrado que responde cumulativamente pela Vara Única da Comarca do Careiro; e do prefeito do Município, Nathan Macena de Souza.

O Termo de Cooperação Técnica se dá em cumprimento às determinações contidas na Recomendação CNJ n.º 130/2022, que versa sobre a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID), para maximizar o acesso à Justiça e resguardar os excluídos digitais. A inauguração dos pontos está programada para acontecer no próximo dia 15/06, em espaço cedido pela Prefeitura do Careiro.

O desembargador João Simões enfatizou a importância da cooperação entre Judiciário e Executivo Municipal em prol daqueles que são excluídos do acesso à Justiça.

“Esse momento é muito importante porque vamos realizar um sonho de muitos jurisdicionados de poder alcançar a Justiça. E isso será feito por meio desse Ponto de Inclusão Digital que, inclusive, é uma das exigências do CNJ. Nessa comunidade será instalado esse acesso à Justiça para aqueles que estão excluídos e que necessitam de terem seus problemas, de toda ordem, resolvidos. Mas, os mais prementes, que são pensão alimentícia, alimentos, separação e muitos problemas que podem ser resolvidos por meio desse acesso à Justiça. Queremos, em nome do Tribunal de Justiça do Amazonas, agradecer a Prefeitura do Careiro Castanho, na pessoa do seu prefeito, Nathan Macena, e dizer que esse trabalho é o que chamamos de verdadeiro sentido de cooperação e harmonia entre os Poderes Judiciário e Executivo. Nossa palavra é de gratidão pelo reconhecimento dessa necessidade dos irmãos excluídos de ter acesso à Justiça”, explica o desembargador.

Simões também frisou que o Termo de Cooperação “representa mais um ítem e um passo importante que nos leva em direção ao sonhado Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade”.

O juiz Roberto Taketomi reforça que o local onde ficará o PID, bem como os equipamentos e os servidores que vão atuar nele, serão cedidos pela Prefeitura do Careiro.

“O Termo objetiva possibilitar a instalação de um ponto de inclusão digital, com todos os canais que o Tribunal possui, e com o objetivo de facilitar o acesso à Justiça às pessoas que não têm acesso à internet, para que não precisem se deslocar até a sede do município para serem atendidos pela Justiça. Para que os excluídos digitalmente possam ter acesso pleno. E atende à Recomendação n.º 130/2022 do Conselho Nacional de Justiça, que objetiva aproximar o Tribunal de Justiça à conquista do Prêmio CNJ de Qualidade. E no dia 15 deveremos realizar a inauguração desse ponto na comunidade do Purupuru”, declarou o magistrado.

Para 3 mil habitantes

No caso do Purupuru, a instalação dos pontos digitais deve beneficiar os cerca de 3 mil habitantes residentes na comunidade do interior, explica o prefeito Nathan Macena, ao comentar sobre a cooperação com o Poder Judiciário.

“Nós ficamos felizes com esse acordo de cooperação porque é uma iniciativa, com certeza importantíssima, que vai atender o Purupuru. É um braço da Justiça no Purupuru levando serviços mais próximos ao cidadão. Muitas pessoas não têm condições de se deslocar até a cidade e isso vai facilitar a vida delas dentro do Purupuru, que é o maior distrito que nós temos no Careiro, com mais de 3 mil habitantes e que precisa desse apoio para serviços como certidões, consultar um processo ou verificar uma pensão alimentícia, por exemplo”, disse o prefeito. 



Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

[

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Careiro, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus