Ação contemplou piscicultores das comunidades de São José do Uatumã, Céu e Mar e São Jorge
Dez mil alevinos foram entregues a piscicultores de Balbina, distrito do município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), durante ação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizada na última quinta-feira (23/11). A iniciativa, realizada por meio da unidade local (UnLoc) do instituto, beneficiou os criadores das comunidades de São José do Uatumã, Céu e Mar e São Jorge.
Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a ação tem como objetivo alavancar a produção de peixes criados em campo escavado em Presidente Figueiredo, que ocupa a segunda posição no ranking dos municípios amazonenses onde a atividade é desenvolvida. Em 2022, a produção da cidade atingiu a marca de 1,1 tonelada.
“Nesse contexto, a Vila de Balbina se destaca e é, inclusive, sede da estação de piscicultura, centro de destaque na produção de alevinos no estado. Então, a entrega desses dez, sem dúvida, vai ajudar no impulsionamento da piscicultura local e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento econômico de Presidente Figueiredo e renda dos piscicultores locais”, avaliou o diretor-presidente.
A entrega realizada pelo Idam é uma orientação do governador Wilson Lima, que atendeu a uma demanda da Prefeitura de Presidente Figueiredo. Os alevinos foram disponibilizados por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), com peixes produzidos na estação de Balbina. Ao todo, cinco piscicultores das comunidades de São José do Uatumã, Céu e Mar e São Jorge foram contemplados com 2 mil alevinos, cada.
“Essas comunidades são essenciais na piscicultura e nossa unidade local atua alinhada com esses criadores, com a distribuição de alevinos, escoamento da produção, assistência técnica e garantindo o acesso às políticas públicas como o Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, destacou o gerente administrativo da unidade local do Idam em Balbina, Ronylson Brito Silva.
Ainda segundo o gerente, dentro de trinta dias, a equipe técnica do Idam realizará a primeira pesagem dos peixes, dando continuidade ao apoio técnico aos piscicultores e atendidos por meio da iniciativa.