Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Hospital Francisca Mendes participa de estudo clínico que busca alternativa para tratamento de insuficiência cardíaca
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Hospital Francisca Mendes participa de estudo clínico que busca alternativa para tratamento de insuficiência cardíaca

07/01/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Os primeiros pacientes da unidade já iniciaram o atendimento com a técnica inédita na rede de saúde da região Norte

Fotos: Daniel Oliveira/ SES-AMA Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), deu início na quinta-feira (05/01), de forma inédita, ao atendimento dos pacientes que participam do estudo clínico que busca alternativas para o tratamento da insuficiência cardíaca pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Francisca Mendes é o único centro de cardiologia da Região Norte a participar do projeto de pesquisa que é realizado em parceria com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), por meio do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde.

Os pacientes do Amazonas já começaram a ser atendidos com a realização dos primeiros procedimentos na unidade, com a presença do responsável técnico nacional do projeto, Dr. Alexander Romeno Dal Forno, eletrofisiologista e médico do SOS Cardio, de Florianópolis (SC).

O médico explica que o procedimento estimula o Sistema His-Purkinje, para ter a possibilidade de oferecer uma nova alternativa de menor custo e de viabilizar mais um tratamento que beneficiará a população com insuficiência cardíaca, aumentando a disponibilidade de opções terapêuticas e reduzindo filas.

“É um procedimento que a gente espera que seja feito em torno de duas horas e que, dentro de 48 horas, o paciente possa voltar para casa e restabelecer suas atividades, mas possa seguir com tratamento médico e, com isso, a partir dos meses seguintes, notar uma melhora na sua qualidade de vida, diminuir o número de internações e inclusive diminuir o risco de morte por essa doença.” explica o médico.

Fotos: Daniel Oliveira/ SES-AMA secretária de Urgência e Emergência da SES-AM, Glenda Nascimento, acompanhou os primeiros procedimentos realizados na FHCFM e destacou a oportunidade que o Amazonas tem de oferecer o resultado semelhante com um custo reduzido, que beneficia tanto os pacientes quanto o orçamento da saúde.

“Ficamos muito felizes com a participação da nossa equipe médica, que trouxe todo gabarito para região norte, com a implantação desses cateteres, dos marcapassos poderemos, além de continuar salvando mais vidas, a ideia e a proposta de redução de custo em até 3 vezes, conforme mencionado pelo doutor Alexander, que traz essa inovação de tecnologia” disse a secretária.

Estudo clínico

A pesquisa oferece a alternativa de menor custo e de viabilizar mais um tratamento que beneficiará a população com insuficiência cardíaca, aumentando a disponibilidade de opções terapêuticas e reduzindo filas. A síndrome da insuficiência cardíaca (IC) é uma condição que tem várias causas: pode ser consequência de um infarto, de pressão alta mal tratada ou até de processos infecciosos.

Na FHCFM o estudo está sendo conduzido pelo pesquisador e chefe do serviço de Arritmologia, Dr. Jaime Arnez Maldonado. O médico explica que os resultados da pesquisa trarão benefícios para os atendimentos da rede de saúde do Amazonas.

“O Hospital Francisca Mendes já é uma referência em cardiologia na região norte e a gente já realizou algumas outras pesquisas, mas a relevância e a importância dessa atual é que é uma pesquisa praticamente inédita mundialmente, com esses pacientes. Ocasionalmente, se esse projeto der certo, e realmente a gente compara a igualdade do benefício, talvez diminua os custos dos materiais para esse caso, os pacientes serão beneficiados pela mesma, essa é a ideia.” destaca o pesquisador.

A unidade tem a meta de atender 50 pacientes, aptos a participar a partir de um protocolo pré-estabelecido pela coordenação. Ao todo, vão participar do programa 304 pacientes com mais de 18 anos, de 18 centros de cardiologia do Brasil.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas
Redação Informe Manaus 07/01/2023 07/01/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas em saneamento básico são apresentadas em workshop promovido pelo MIT

11/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza pagamento para 96 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

11/07/2025
Governo do Amazonas

“Amor em Canções”: Camerata de Violões e Canto Popular encantam o público em concerto no Teatro da Instalação

11/07/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

11/07/2025
Governo do Amazonas

Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas apresenta workshop sobre a situação hidroclimática e tecnologias para o enfrentamento de eventos climáticos e ambientais

11/07/2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros atende primeira ocorrência com drone desenvolvido para combater incêndios

11/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus