Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: GMF/TJAM inspeciona Sistema Carcerário do Amazonas para averiguar situação dos presos LGBTQIA+
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

GMF/TJAM inspeciona Sistema Carcerário do Amazonas para averiguar situação dos presos LGBTQIA+

06/02/2023
Compartilhar

Atividade aconteceu na Unidade Prisional do Puraquequara e foi conduzida pelo juiz Saulo Goes Pinto, da equipe de juízes colaboradores do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do TJAM.


Inspeciona UPP6

Inspeciona UPP

Inspeciona UPP2

Inspeciona UPP4

Inspeciona UPP7O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) realizou no último sábado uma inspeção na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). O juiz de Direito Saulo Goes Pinto, titular da 1.ª Vara de Itacoatiara e que integra a equipe de juízes colaboradores do GMF, esteve à frente da atividade e explicou que o objetivo foi averiguar a situação da população LGBTQIA+ em privação de liberdade, acompanhamento este recomendado pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ).

“Fizemos um levantamento prévio da quantidade de pessoas encarceradas na capital e no interior do Estado e que são desse grupo vulnerável e, hoje, estamos tendo esse primeiro contato, na cela reservada a elas na Unidade Prisional do Puraquequara. É um momento em que levantaremos algumas informações, além de assegurar que elas não estejam sofrendo nenhuma violência que não seja a privação da liberdade, bem como se todas as recomendações, resoluções do Conselho Nacional de justiça relativas a essa população carcerária estão sendo cumpridas ou sendo implementadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas”, explicou o juiz Saulo Goes pouco antes do início da inspeção, no sábado.

Além da inspeção das celas, a atividade da equipe também permitiu a escuta individual dos presos. O juiz Saulo explicou que as informações coletadas vão gerar um relatório a partir do qual o GMF/TJAM, que tem como presidente a desembargadora Luiza Cristina Costa Marques, deverá expedir as recomendações que se fizerem necessárias sobre o tema. “Estamos, inclusive, planejando a realização de um curso voltado para os servidores da SEAP que cuidam especificamente dessa população, abordando aspectos do tratamento adequado e sem violação aos direitos humanos”, acrescentou o juiz Saulo, cuja dissertação de Mestrado e, agora, no doutorado em andamento, tem como objeto de estudo a população LGBTQIA+ no Amazonas.

A coordenadora no Amazonas do “Programa Fazendo justiça”, do Conselho Nacional de justiça, Luana Marley, também acompanhou a atividade de inspeção na UPP. “A população LGBTQIA+ é diversa, sendo necessário ter um olhar para a dimensão coletiva, das políticas de Cidadania que são implementadas, mas também um olhar individualizado para que a dignidade de cada pessoa seja efetiva. Observamos as demandas relacionadas a saúde, trabalho, educação, religião e integridade física, além de promover orientações sobre direitos LGBTQIA+. É fundamental o aprimoramento de diretrizes e ações de gestão para o enfrentamento a todas as formas de discriminações no sistema prisional”, afirmou a coordenadora.

Luana Marley enfatizou que está em vigência a Resolução CNJ n.º 348/2020, que é um marco normativo que traz parâmetros para a atuação do Poder Judiciário, incluindo o tratamento a ser dado a pessoas LGBTQIA+ privada de liberdade. “O Programa Fazendo justiça tem atuado para o aprimoramento e desenvolvimento de ações de Cidadania voltada para o sistema prisional e todo o ciclo penal. Portanto, o diálogo interinstitucional e a construção de ações colaborativas são fundamentais para a melhoria de políticas para população LGBTQIA+”, disse a representante do CNJ.

Intensificação

A juíza coordenadora do GMF/TJAM, Ana Paula de Medeiros Braga, frisa que o Grupo, em observância às resoluções do CNJ, tem envidado esforços para acompanhar e fiscalizar o tratamento dispensado à população LGBTQIA+ custodiada em estabelecimentos prisionais ou em cumprimento de alternativas penais. “Essa iniciativa é parte desse trabalho, que será ainda mais intensificado nessa nova gestão”, afirmou a magistrada.

O Major QOPM Wallasson de Almeida Lira, secretário executivo adjunto da SEAP foi quem recebeu a equipe do GMT/TJAM no último sábado, na Unidade Prisional do Puraquequara. Ele destacou a importância das ações de monitoramento do Sistema Prisional pelo GMF, por considerar que são iniciativas que contribuem para a melhoria da atuação da própria SEAP em sua função de zelar pelo sistema carcerário do Estado. “Ao mesmo tempo em que nos fiscaliza, a ação de inspeção nos ajuda, com seu olhar diferenciado, identificando dificuldades e questões que possam ser melhoradas. O propósito da SEAP é sempre atuar no sentido de melhorar o Sistema Prisional e contribuir para a ressocialização da população encarcerada, recuperando as pessoas e colocando-as de volta na sociedade. Que possamos cada vez mais, no cumprimento dessa tarefa, aumentar essa parceria institucional e fortalecer esses vínculos com o Judiciário, pois quem ganha com isso é a sociedade”, afirmou o representante da SEAP.

Fique por dentro

A sigla LGBTQIA+ faz referência a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero. A origem da sigla – inicialmente GLS – é concomitante ao início do movimento por direitos dessa população, na década de 1960, nos Estados Unidos. 

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra ao juiz Saulo Góes Pinto (de terno e gravata) percorrendo os corredores da UPP durante a inspeção à unidade prisional. Ele é acompanhado pelo secretário executivo adjunto da SEAP, Major Almeida Lira (ao centro, de camisa polo cinza) e por integrantes da direção do presídio. 

Terezinha Torres

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Fiscalização, Itacoatiara, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus