Programação foi voltada à saúde mental das pessoas idosas
Em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês voltado a conscientização e prevenção ao suicídio, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), promoveu ações e serviços voltados à saúde mental da pessoa idosa.
Com objetivo de trabalhar o bem-estar mental dos alunos, foram feitas rodas de conversa “Saúde em Foco”, conduzidas por psicólogos da FUnATI, que abordaram temas como “Se precisar, Peça ajuda!” e “Musicoterapia como Recurso Terapêutico para a Saúde Mental”. Os encontros contaram com dinâmicas e atividades práticas que estimulam a qualidade de vida.
Para encerrar a programação do mês, foi realizado a ‘Blitz Setembro Amarelo’ em torno da sede da FUnATI, onde foram distribuídos panfletos e orientações aos alunos a respeito da saúde mental como necessidade para uma vida confortável.
Segundo a Pró-reitora de Assistência à Saúde da FUnATI, Vanusa Nascimento, as ações visam reforçar a importância de tratar a saúde mental do idoso sem qualquer tabu.
“A Policlínica da FUnATI realizou abordagens sobre a campanha setembro amarelo, pois, a gente se preocupa e reforça a questão da importância de cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio, que o contrário do que muitas pessoas pensam, ele pode sim ser evitado. É importante que não só a família como todos nós da equipe de saúde que cuida e assiste o idoso fale que ele precisa tratar e falar dessas questões sem qualquer tabu” relatou.
A ação foi promovida pela Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro da FUnATI e os encontros ocorreram na sede da FUnATI, localizada na Avenida Brasil, 11430, Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Rodas de conversa
A roda de conversa “Saúde em Foco”, é um projeto da Policlínica da FUnATI, que realiza todos os meses uma edição com enfoque em um tema de saúde, no qual neste mês de setembro foram voltadas à saúde mental. A programação é aberta ao público e é conduzida por diversos profissionais da área. Saiba mais no site (funati.am.gov.br).
Sendo um Centro de Referência em ensino, pesquisa e extensão, a FUnATI atua também, com assistência à saúde voltados para questões inerentes ao envelhecimento e saúde da pessoa idosa, através da Policlínica Gerontológica da FUnATI.
Dentre os serviços ofertados pela policlínica, estão o de psicologia, psiquiatria, triagem psicológica, terapia individual e consulta de atenção especializada, que, somente neste ano de 2023, foram realizados mais de quatrocentos atendimentos.
Os serviços são destinados para pessoas a partir dos 60 anos de idade e estão disponíveis por meio de agendamento. Mais informações com a Coordenação da Policlínica Gerontológica da FUnATI, através do número (92) 98276-8159.