Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Festival de Teatro da Amazônia realiza os últimos debates no Casarão de Ideias
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Festival de Teatro da Amazônia realiza os últimos debates no Casarão de Ideias

14/10/2023
Compartilhar

Programação paralela acontece sábado e domingo, das 11h30 às 13h30

FOTOS: Alonso Júnior

O Casarão de Ideias, na rua Barroso, 279, no Centro, recebe, neste fim de semana, os últimos debates do 17º Festival de Teatro da Amazônia. A programação paralela acontece das 11h30 às 13h30, com acesso gratuito.

Neste sábado (14/10), o Ateliê 23, do Amazonas, abre a rodada para falar sobre o “Cabaré Chinelo”. O espetáculo está em temporada há 11 meses em Manaus, com passagem por São Paulo e São José do Rio Preto, no interior paulista.

A peça inspirada na pesquisa de Narciso Freitas sobre mulheres vítimas de esquema de tráfico internacional e sexual no período da Belle Époque é sucesso de bilheteria desde a estreia.

Em seguida, é a vez da Cia Pé de Vento Teatro, de Santa Catarina, contar sobre os processos que compõem “Desajustada”.

A montagem cômica e sem palavras utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante.

A Aflorar Cultura, de São Paulo, apresenta os bastidores de “4, 5, 4, 3…Um passo por vez”. A dramaturgia de Cynthia Margareth, que, em cena, se desmonta em camadas, mostra a origem de seus procedimentos como produtora enquanto revela que seu ofício está profundamente ancorado na menina que foi, na mãe que é, na mulher que se lança.

“O festival traz repertório do país inteiro e tem também a troca entre os artistas que vai acontecendo ao longo dos debates. Tem um lugar pedagógico muito importante e trabalha junto com a função artística”, afirma Vanja Poty, atriz e coordenadora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Domingo

Os encontros seguem no domingo (15/10), com a Companhia Metamorfose, do Amazonas, trazendo a obra “São Jorge e o Dragão” para o debate.

A produção se passa no pacato Reinado Floridos, que vive um momento de pânico, com um dragão ameaçando a vida dos moradores e, só São Jorge pode salvar a população.

A Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato, do Amazonas, vai reunir o elenco de “A Maravilhosa História de Sapo Tarô Bequê” para apresentar os processos da montagem com dramaturgia de Márcio Souza e direção geral de Douglas Rodrigues.

A peça narra a trajetória do sapo que vira homem, o homem que não suporta a dor de existir e volta a ser sapo.

“O Arquipélago”, da Súbita Companhia de Teatro, do Paraná, encerra a programação paralela. Com direção de Maíra Lour, o solo traz Pablito Kucarz, que evidencia a história de sua mãe, uma mulher comum, como diversas outras mães que deixaram sua casa muito jovens para trabalhar na cidade grande.

“A proposta do Festival de Teatro da Amazônia é primordial, porque aprendemos vendo outros artistas. É um ganho para a classe artística, principalmente pelo debate, pela oportunidade de assistir e depois entender como aquela cena surgiu e de que forma aconteceu trabalho”, comenta, Klindson Cruz, o palhaço Pingo.

O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, apresentado pelo Nubank, organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Polícia, Prefeitura de Manaus, SECOM
Redação Informe Manaus 14/10/2023 14/10/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

05/07/2025
Governo do Amazonas

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

05/07/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas: Trupe Ave Lola apresenta espetáculo premiado ‘Manaós – Uma saga de luz e sombra’

05/07/2025
Governo do Amazonas

‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado

05/07/2025
Governo do Amazonas

Centros de Convivência realizam festa ‘julina’ em Manaus

05/07/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus