Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Festival de Teatro da Amazônia: programação paralela promove oficinas e debates
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Festival de Teatro da Amazônia: programação paralela promove oficinas e debates

10/10/2023
Compartilhar

Ações formativas acontecem no Centro Cultural Barravento e Casarão de Ideias

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Festival de Teatro da Amazônia está com uma programação paralela composta de oficinas e debates. As ações formativas da 17ª edição acontecem no Centro Cultural Barravento e Casarão de Ideias.

Nesta terça-feira (10/10), Gislaine Pozzeti ministra a “Oficina de Teatro Lambe”, no Centro Cultural Barravento, na rua Jonathas Pedrosa, 1166 – Praça 14. O conteúdo, dividido em dois dias, traz o conceito e natureza do Teatro Lambe-lambe para o desenvolvimento de processos artísticos de casas de espetáculos: origem do teatro lambe-lambe, técnicas, casa de espetáculos, elementos cênicos, dramaturgia e materiais.

“O Lambe-lambe representa um futuro para que possamos enraizar a linguagem teatral nas comunidades menos privilegiadas, na periferia, e fazer um movimento grande só é possível a partir da formação de multiplicadores”, comenta a facilitadora. 

A proposta de Gislaine Pozzetti foi selecionada entre 48 oficinas inscritas no FTA. 

“Fiquei feliz de ver jovens interessados em entender essa arte que é nossa, o Teatro Lambe-lambe, além de dialogar muito com as especificidades da região amazônica, também é brasileiro e quanto mais for popularizado, mais a população da cidade ganha com isso”, afirma a professora.

Na quarta e quinta-feira (11 e 12/10), das 8h às 12h, Rafaela Guimarães comanda a oficina “Mulheres da Cultura – Do Projeto à Captação”, no Centro Cultural Barravento. 

A gestora e cofundadora da Casa de Artes Trilhares conta que as aulas têm três eixos: a produção cultural como mercado ativo na cidade de Manaus; formalização e legalização de um empreendimento cultural; e do Projeto, chamamentos e captação de recursos.

“É uma oficina somente para mulheres, para que elas entendam onde estão inseridas dentro da produção cultural, na direção ou na produção executiva”, explica a artista. “Vamos ter ainda a participação de profissionais convidados, como uma contadora e uma produtora de eventos”. 

Debates

O Casarão de Ideias, na rua barroso, 279, Centro, vai sediar os debates com as companhias de teatro, das 11h30 às 13h30. 

Nesta terça-feira, a roda de conversa acontece com a Cia Cerne, do Rio de Janeiro, para falar da peça “Ainda Aqui”.

Na quarta-feira tem Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Santa Catarina, sobre a obra “CaÊ” e S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento Estéticas e Movimento), com “Mulher Monstro”. 

Na quinta-feira (12/10)  é a vez do Grupo Criart Teatral, de Roraima, com “Cordel do amor sem fim”, da Buia Teatro Company, do Amazonas, com “Bertoldo, Estudo 1: O Tubarão que Queria Ser Grande” enquanto Evan Teixeira, do Ceará, comenta a produção de “O Bode Quer”. 

Na sexta-feira (13/10), os debates são sobre “Violento”, de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo, de Minas Gerais; “Sacarose”, de Edu Rosa, de São Paulo; e “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, do Paraná. 

No sábado (14/10), o Amazonas volta para a roda de conversa com “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23. Santa Catarina vai ser representado pela Cia Pé de Vento Teatro, com “Desajustada”, e São Paulo pela Aflorar Cultura, sobre a produção “4,5,4,3… Um passo por vez”.

O último debate, no domingo (15/10), vai contar com a Companhia de Teatro Metamorfose, do Amazonas, com “São Jorge e o Dragão”, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato, também do Amazonas, com “A Maravilhosa História de Sapo Tarô Bequê”; e a Súbita Companhia de Teatro, do Paraná, com “O Arquipélago”.

Festival de Teatro da Amazônia

O FTA apresenta 30 espetáculos em espaços como Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro e Largo de São Sebastião. Vinte e cinco peças estão divididas entre a Mostra Jurupari e a mostra não competitiva Ednelza Sahdo, além de cinco produções convidadas.

O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, apresentado pelo Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Governo do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus, SECOM
Redação Informe Manaus 10/10/2023 10/10/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30/06/2025
Governo do Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30/06/2025
Governo do Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui cerca de 600 mil copos envasados durante o festival

30/06/2025
Governo do Amazonas

Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: SES-AM registra mais de 12,9 mil atendimentos de saúde, em quatro dias de apresentações no Bumbódromo

30/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus