O acordo foi assinado entre as instituições nesta quinta-feira (16/03), na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinaram nesta quinta-feira (16/03) um Acordo de Cooperação Técnica para realização de pesquisas e cursos.
A assinatura do acordo contou com a participação do diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes; do reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira; do diretor da Faculdade de Direito da Universidade, Adriano Fernandes Ferreira; e do secretário-geral da Esmam, João Paulo Jacob.
O acordo tem por objetivo estabelecer as condições de cooperação técnica, jurídica, científica e pedagógica entre as instituições no planejamento de estudos e projetos de desenvolvimento regional na pesquisa científica, teórica e aplicada, na implantação de programas destinados à atualização das ciências jurídicas e do Direito, as quais serão aplicadas na capacitação de recursos humanos, como para oferecimento de cursos, presenciais, semipresenciais e a distância, de especialização, aperfeiçoamento e atualização para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.
O diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições. ”A palavra-chave é cooperação e é exatamente isso que as duas instituições estão fazendo ao firmar este convênio. A Ufam é uma das instituições mais tradicionais do Estado, é importante firmar um convênio desse tipo para ter o apoio e a chancela da Universidade junto à Esmam”, destacou o magistrado.
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou que as parcerias institucionais são estratégias para que a Universidade possa cumprir sua missão de levar ensino, pesquisa e extensão para a sociedade. Segundo Sylvio, a Ufam busca sempre “sair dos seus muros” e se aproximar da sociedade.
“Ações como essa, da Faculdade de Direito com a Esmam, nos permitem levar o conhecimento produzido dentro da Universidade para a sociedade. Estamos cumprindo nossa missão, mas não trabalhamos sozinhos. As parcerias são fundamentais para estimular o avanço da Ufam”, afirmou o reitor.
De acordo com o diretor da Faculdade de Direito da Ufam, Adriano Ferreira, a cooperação técnica tem o objetivo de estreitar os laços da Ufam com a Justiça, especialmente a Esmam, a fim de realizar atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão. “A parceria permitirá que nossos alunos e professores tenham uma maior interação com a Justiça, além de possibilitar a realização de projetos e pesquisas em conjunto com a Esmam”, destacou Adriano.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o diretor da Esmam, des. Flávio Pascarelli (ao centro), o retiro da Ufam, Sylvio Puga (à direita) e o diretor da Faculdade de Direito, Adriano Ferreira durante a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. Os três estão sentados à mesa do gabinete do magistrado, usam terno e olham para a câmera. Sobre a mesa, diante de cada um, cópias do documento assinado.
Ramiro Fernandes – Esmam
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660.