Informe Manaus
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Informe Manaus
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Manchete

Em cerimônia histórica, desembargadora Nélia Caminha Jorge toma posse como nova presidente do TJAM para o biênio 2023/2025

Redação Informe Manaus Divulgado por Redação Informe Manaus
02/01/2023
Em cerimônia histórica, desembargadora Nélia Caminha Jorge toma posse como nova presidente do TJAM para o biênio 2023/2025

Posse NC3A9lia cerimC3B4nia

Leia mais

Em Barcelos, homem é condenado a 14 anos de prisão por homicídio ocorrido em maio do ano passado

SSP-AM não registra intercorrência durante evento Pentecostes 2023

Prefeitura de Manaus anuncia nova programação para as feiras itinerantes de economia solidária e criativa

Nélia terá como vice a desembargadora Joana Meirelles; a Corregedoria-Geral de Justiça terá à frente o desembargador Jomar Fernandes.


Joana Posse2.jpeg

tce mobile tce mobile tce mobile
PUBLICIDADE

Jomar Posse 3

Em cerimônia histórica realizada no Teatro Amazonas, ocorrida na tarde desta segunda-feira (02/01), o Tribunal de Justiça do Amazonas realizou a Sessão Solene de Posse dos novos dirigentes do órgão para o biênio 2023/2025. A desembargadora Nélia Caminha Jorge assumiu a Presidência do Judiciário Estadual. Ela terá como vice, a desembargadora Joana dos Santos Meirelles. O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, por sua vez, foi empossado como novo corregedor-geral de Justiça do Amazonas.

A nova gestão faz história, porque é a terceira vez, em 131 anos de existência, que o TJAM terá uma mulher no comando da Corte. E, pela primeira vez, numa mesma gestão, duas mulheres estarão à frente da Presidência e da Vice-Presidência do Tribunal respectivamente.

A abertura da Sessão Solene pôde ser acompanhada, ao vivo, pelo canal do TJAM no YouTube e foi aberta pelo desembargador Flávio Pascarelli, que antecedeu Nélia Caminha no cargo de presidente do Tribunal.

Logo no início da cerimônia, Pascarelli anunciou que o decano da Corte, desembargador João de Jesus Abdala Simões, leria uma mensagem enviada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques. No texto, o representante do STJ reverenciou o “êxito da gestão que se encerra, rendendo homenagens ao desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, e a inauguração de uma nova gestão liderada pela desembargadora Nélia Caminha Jorge. “Ambos, além de magistrados de realce técnico e honradez, são pessoas estimadas por mim”, disse Campbell na mensagem lida por João Simões.

A seguir, em seu pronunciamento sobre o instante final de sua administração, o desembargador Flávio Pascarelli citou palavras como, gratidão e contentamento ao finalizar sua gestão, iniciada em 04 de julho de 2022; pelo apoio e contribuição de servidores, magistrados e de outras instituições que recebeu no período para realizar diversas ações.

Entre essas ações estão a convocação de servidores do concurso público; a formação de uma comissão para preparar o concurso de magistrado; a criação de novas Varas e melhorias na infraestrutura dos fóruns na capital e no interior, que teve a participação intensa da desembargadora Graça Figueiredo; além da conquista da “Categoria Ouro” no “Prêmio CNJ de Qualidade” e outros feitos que podem ser consultados no relatório de gestão disponível no portal da instituição.

“Se não conseguimos realizar absolutamente tudo o que fora traçado, ao menos aproveitamos todas as oportunidades que apareceram em nosso caminho para, de mãos dadas com os que se irmanaram comigo nesta relevante empreitada, darmos o melhor de nós mesmos durante este breve período”, afirmou Pascarelli.

Compromisso

Magistrada há mais de 33 anos, dos quais sete como desembargadora, a nova presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, disse que dispõe de armas, como ética, empatia e comprometimento, assegurando honrar o mandato que assume também com a vice-presidente, desembargadora Joana Meirelles, destacando o papel de liderança e a capacidade das mulheres, igualmente aos homens, que afirmou que devem unir forças e talentos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“É com grande entusiasmo e profundo senso de responsabilidade que assumo hoje a Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas. Aceito o desafio por ter a firme convicção de que não estarei sozinha nesta empreitada, conto com o apoio dos meus pares e dos abnegados servidores desta Corte que aceitaram compartilhar comigo a difícil, mas recompensadora caminhada pelos próximos dois anos. O que nos une nesta jornada é a verdade e a justiça”, afirmou a presidente.

A desembargadora também declarou que pretende dar especial enfoque à eficiência e qualidade na gestão e na prestação jurisdicional, e que para tanto é preciso melhorar as condições de trabalho e valorizar os magistrados e servidores, tanto da capital quanto do interior. Ressaltou, ainda, a necessidade de caminhar em direção ao futuro, aperfeiçoando ainda mais as ferramentas de inovação; buscando internet de alta velocidade no interior, mas sem esquecer dos excluídos digitais, que ainda compõem parte dos jurisdicionados do Amazonas.

“Inicio esta gestão cheia de esperança, de entregar o Judiciário forte e engajado em seu compromisso constitucional. O caminho é longo, as tarefas são complexas e o tempo é sabidamente curto”, afirmou a magistrada, destacando a importância do trabalho a ser feito, e que pretende contar com a contribuição e o envolvimento de todos e com a cooperação dos poderes Executivo e Legislativo.
Conforme os ritos regimentais, coube à Nélia Caminha dar posse à sua vice-presidente, desembargadora Joana Meirelles e ao corregedor-geral de Justiça, Jomar Fernandes.

O desembargador Flávio Pascarelli fez, então, o discurso de saudação aos novos dirigentes do TJAM. “Recebam meus parabéns e sejam bem-vindas à presidência do Tribunal do Estado do Amazonas, excelentíssima senhora presidente Nélia Caminha Jorge, cuja carreira profissional é marcada por sua competência, seriedade e sensatez com que conduziu até agora a sua vida profissional e pessoal, e excelentíssima senhora Vice-Presidente Joana dos Santos Meirelles, com iguais características e experiência, certo estou de que com a sensibilidade feminina aliada à competência profissional, de ambas, teremos uma gestão profícua”, disse Pascarelli.

Dirigindo-se a Jomar Fernandes, desejou uma excelente condução à frente da Corregedoria-Geral de Justiça. “Com leveza e bom-humor que lhe é peculiar, saberá orientar juízes e servidores quanto à prestação do serviço jurisdicional e fiscalizar o bom funcionamento da Justiça para que alcance a sua função institucional e aproxime o cidadão amazonense do Poder Judiciário”, completou Pascarelli.

Autoridades

Além dos desembargadores que fazem parte da composição do Pleno do TJAM, participaram da Mesa de Autoridades do evento, entre outras personalidades, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Sérgio Valten Pereira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região, desembargador Audaliphal Hildebrando; o prefeito de Manaus, David Almeida; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade; o deputado federal Pablo Souza, representando a Câmara dos Deputados; a procuradora de Justiça Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, representando o Ministério Público do Amazonas; o defensor público-geral do Estado, Ricardo Queiroz; o vereador Caio André, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM); entre outras autoridades civis e militares.

Confira mais fotos da solenidade neste link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720304926366

Paulo André Nunes e Patrícia Ruon Stachon

Fotos Raphael Alves, Chico Batata e Marcus Phillipe

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Assuntos: AmazonasCaio AndréEducaçãoGovernador Wilson LimaManausRoberto Cidade
Compartilhar30Tweet19EnviarCompartilhar

VejaNotícias

Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Em Barcelos, homem é condenado a 14 anos de prisão por homicídio ocorrido em maio do ano passado

29/05/2023
568
SSP-AM não registra intercorrência durante evento Pentecostes 2023
Amazonas

SSP-AM não registra intercorrência durante evento Pentecostes 2023

29/05/2023
570
Prefeitura de Manaus anuncia nova programação para as feiras itinerantes de economia solidária e criativa
Manaus

Prefeitura de Manaus anuncia nova programação para as feiras itinerantes de economia solidária e criativa

29/05/2023
570
Bairros da zona Norte e Sul lideram ranking de irregularidades na fiscalização urbana
Manaus

Bairros da zona Norte e Sul lideram ranking de irregularidades na fiscalização urbana

29/05/2023
571
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Magistrados do TJAM participam da 51.ª edição do Fórum Nacional dos Juizados Especiais

29/05/2023
568
Portal TRT11 – Acordo de R$ 2,6 milhões encerra conflito trabalhista no TRT-11
Manchete

Portal TRT11 – Acordo de R$ 2,6 milhões encerra conflito trabalhista no TRT-11

29/05/2023
569
Próxima notícia
Autoridades discursam na posse dos novos gestores do TJAM

Autoridades discursam na posse dos novos gestores do TJAM

Novo corregedor-geral de Justiça destaca trabalho dos antecessores durante a posse

Novo corregedor-geral de Justiça destaca trabalho dos antecessores durante a posse

Recomendados

Felipe Souza atua como intermediador do Governo na greve dos professores da rede pública no Amazonas

Felipe Souza atua como intermediador do Governo na greve dos professores da rede pública no Amazonas

24/05/2023
984
Prefeitura de Manaus divulga resultado de inscrições das novas vagas de creches da rede municipal

Prefeitura de Manaus divulga resultado de inscrições das novas vagas de creches da rede municipal

26/05/2023
653

Mensagem pelo Dia da Indústria

25/05/2020
762

Mais lidas

  • Em homenagem pelo Dia das Mães, governador Wilson Lima antecipa pagamento do Auxílio Estadual Permanente

    Em homenagem pelo Dia das Mães, governador Wilson Lima antecipa pagamento do Auxílio Estadual Permanente

    336 Compartilhamentos
    Compartilhar 134 Tweet 84
  • A luta pelo fim dos salários atrasados na Saúde do Amazonas marca os 100 dias de mandato do deputado Wilker Barreto na Aleam em 2023

    155 Compartilhamentos
    Compartilhar 62 Tweet 39
  • Felipe Souza atua como intermediador do Governo na greve dos professores da rede pública no Amazonas

    128 Compartilhamentos
    Compartilhar 51 Tweet 32
  • Prefeitura de Manaus realiza abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil da Semed

    99 Compartilhamentos
    Compartilhar 40 Tweet 25
  • Wilson Lima anuncia antecipação de 50% do 13° salário de servidores, aposentados e pensionistas

    228 Compartilhamentos
    Compartilhar 91 Tweet 57
  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade