Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comarca de Itacoatiara realizará mutirão carcerário neste mês de janeiro
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Comarca de Itacoatiara realizará mutirão carcerário neste mês de janeiro

05/01/2023
MutirC3A3o Ita
Compartilhar

MutirC3A3o Ita

Trabalho será nas dependências da unidade prisional do Município e já tem 32 audiências agendadas.


A 1.ª Vara da Comarca de Itacoatiara realizará um mutirão carcerário nos dias 24 e 25 deste mês de janeiro, com audiências nos procedimentos de execução penal que tramitam na unidade judicial e que se referem a presos que cumprem pena em regime fechado.

Segundo o juiz Saulo Góes Pinto, titular da 1.ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Itacoatiara, este mutirão foi definido durante a inspeção de dezembro e já tem 32 audiências agendadas, a serem realizadas nas dependências da unidade prisional, mas poderão ocorrer mais, de acordo com as demandas que forem encontradas.

Conforme a Portaria n.º 001/2022, disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico de 19/12/2022, o objetivo é “constatar a regular emissão anual do atestado de pena a cumprir e consequente ciência pessoal do detento, bem como de homologar eventuais tempos de remição de pena ainda pendentes de análise judicial, nos termos da legislação pertinente”.

O magistrado explica que a Lei de Execução Penal (LEP) prevê que todo ano o preso, especialmente o de regime fechado, tem o direito de receber o atestado de pena a cumprir e também verificar se existe algum benefício a ser deferido, se tem direito à progressão ou a algum tipo de indulto.

“Nesse primeiro mutirão do ano vamos fornecer aos presos o atestado de pena a cumprir, pelo qual eles têm acesso a informações de quando irão progredir, mudar de regime, quantos dias abateram por trabalho ou estudo. Então vamos fazer também audiências com eles e para que se justifiquem e tenham sua situação regularizada”, acrescentou o juiz Saulo Góes.

O magistrado destaca que os presos de outras comarcas que foram recebidos em Itacoatiara também vão passar por avaliação para saber se existe pendência referente a alguma decisão e que será feita uma avaliação geral dos presos diretamente com eles.

Para o trabalho, a equipe contará com a parceria do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil para fazer as audiências, “sendo imprescindível a participação presencial de seus membros nas audiências, a fim de dar celeridade às decisões judiciais”, afirma na portaria o juiz.

Ele ressalta que é facultado a advogados particulares que queiram participar e ter a situação de seu preso avaliado, especialmente os da 1.ª Vara de Itacoatiara e da execução penal, solicitar a inclusão dos processos no mutirão para revisão.

Como as audiências ocorrerão no presídio, também foi solicitado apoio logístico da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (Seap) e apoio do Comando do 2.º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas para a escolta até a Unidade Prisional de Itacoatiara e durante o período de realização do mutirão carcerário.

Segundo previsto na LEP, o juiz deve visitar e fiscalizar mensalmente a unidade prisional a que está vinculado, então também será realizada inspeção prisional, para verificar as condições do local, alimentação e se existe algum tipo de recomendação a ser feita, lembrou o magistrado.

DJe

https://consultasaj.tjam.jus.br/cdje/consultaSimples.do?cdVolume=15&nuDiario=3461&cdCaderno=1&nuSeqpagina=20

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o juiz Saulo Góes em atividade de inspeção realizada na unidade prisional de Itacoatiara, em dezembro passado, oportunidade em que alinhou com a direção da unidade o mutirão para este mês de janeiro. O juiz usa calça em tecido jeans e um paletó cinza. Está com máscara de proteção respiratória e sentado diante do responsável pela unidade prisional, folheando alguns documentos.   

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Acervo da comarca

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Itacoatiara, Polícia, Polícia Militar
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus