Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Com roda de conversa e exposição, Poder Judiciário lança protocolo de prevenção e medidas de segurança contra a violência doméstica voltado para servidoras e magistradas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Com roda de conversa e exposição, Poder Judiciário lança protocolo de prevenção e medidas de segurança contra a violência doméstica voltado para servidoras e magistradas

23/03/2023
Compartilhar

Evento organizado pela Comissão Permanente de Segurança Institucional e Ouvidoria da Mulher do TJAM aconteceu na tarde desta quarta-feira.


Protocolo3

Protocolo2

Protocolo5

Protocolo

Protocolo6

Protocolo7O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Comissão Permanente de Segurança Institucional e a Ouvidoria da Mulher, realizou na tarde de quarta-feira (22/03) o lançamento do “Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao enfrentamento da violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”. O protocolo atende às diretrizes da Recomendação n.º 102/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indica a necessidade de adoção, pelas Cortes Estaduais, de medidas voltadas ao enfrentamento desse tipo de violência em relação a esse público específico.

O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, e contou com a presença da vice-presidente do TJAM, desembargadora Joana Meirelles (que representou a presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha); do presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil; das desembargadoras Onilza Gerth e Mirza Telma Cunha; da juíza titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de Manaus, Ana Lorena Gazzineo (que representou a desembargadora Graça Figueiredo, titular da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM); das juízas Lúcia Maria Corrêa Viana e Lídia Abreu Carvalho, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/AM); demais magistrados e membros da rede de proteção à mulher.

Seguindo as diretrizes da Recomendação n.º 102/2021-CNJ, o protocolo especifica que, nos casos em que magistradas ou servidoras estiverem sofrendo ameaça à sua vida e integridade física; psicológica; sexual; patrimonial e moral, no contexto da violência doméstica, e entenderem precisar de proteção, poderão procurar ajuda perante a Comissão Permanente de Segurança Institucional, através da Ouvidoria da Mulher do Poder Judiciário Estadual.

O Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança prevê, entre outros procedimentos: atendimento presencial ou remoto, personalizado, discreto e sigiloso, realizado por equipe disciplinar; encaminhamento da vítima de violência doméstica à rede de proteção; possibilidade de remoção; exercício provisório fora da Sede do Juízo da magistrada ou local de trabalho da servidora; avaliação e análise de risco pela Comissão de Segurança Institucional e; proteção pessoal.

Parabenização

A desembargadora Joana Meirelles parabenizou o desembargador Airton Gentil pelo protocolo e salientou a sensibilidade do magistrado para a questão. “Me sinto bastante emocionada e parabenizo o desembargador Airton Gentil pela iniciativa. Desde que ele começou esse trabalho da Comissão de Segurança dos magistrados e servidores teve esse olhar sensibilizado para as magistradas, servidoras, atendentes e auxiliares. O Tribunal de Justiça do Amazonas está, realmente, de parabéns por essa iniciativa que, com certeza, deve contribuir muito para que diminuam os tristes dados dessa triste realidade que é a violência doméstica contra a mulher. Muito êxito e que Deus abençoe a todos”, comentou a vice-presidente.

“O protocolo nada mais é que um procedimento que deverão tomar as magistradas e servidoras do Tribunal caso haja violência doméstica contra elas. A previsão que há no protocolo é que o primeiro atendimento será feito pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça, que é um órgão da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), e encaminha ao setor multidisciplinar e, se for o caso, para as autoridades competentes”, explicou Airton Gentil.

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM frisa que a violência contra a mulher é um tema abrangente em todo o País e que com o protocolo o Tribunal de Justiça dá um passo à frente neste momento em que a presidência e a vice-presidência do Poder Judiciário são ocupadas por duas mulheres.

“A violência é geral e é por isso que fomos além com esse procedimento que é específico para magistradas e servidoras. Mas o tema é realmente abrangente não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil. E o Tribunal está dando um passo à frente, com um tema que sempre teve importância, mas que agora no comando da desembargadora Nélia Caminha e da desembargadora Joana Meirelles, com a direção pelas mulheres, tomou uma magnitude bem maior. A pacificação social é o nosso objetivo”, disse o desembargador.

O magistrado ilustrou seu comentário com dados apurados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, segundo os quais, em 2022, ocorreram mais de 1.400 registros de feminicídios no Brasil e, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, apontou que, no mesmo ano, foram contabilizados 18 feminicídios no Amazonas, sendo 11 em Manaus.

A juíza Ana Lorena Gazzineo parabenizou, em seu nome e no de todos que pertencem aos Juizados de Violência Doméstica, ao Tribunal de Justiça pela criação do protocolo, “que vai ser muito importante para magistradas e servidoras que sofrem violência doméstica em suas residências, no sentido de que possam denunciar e sair desse lugar escuro e de medo que é o da violência”.

Roda de conversa e exposição

Após a abertura da solenidade, a programação de lançamento do “Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança” voltado ao enfrentamento à violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas contou com uma roda de conversa, em que a temática abordada foi “Violência contra a mulher”.

A condução foi da servidora Cyntia Rocha e a atividade teve como convidadas a magistrada do TJAM Lídia de Abreu Carvalho, juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) e ouvidora da Corte Eleitoral; a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, delegada Débora Mafra; a comandante do “Ronda Maria da Penha”, capitã PM Jorgeanny Lopes; e a magistrada Ana Lorena Gazzineo, titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de Manaus; e a assistente social Celi Cavalcante.

Em seguida houve a abertura da exposição itinerante “El@ – mostra dos programas e das ações do Poder Judiciário Estadual no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, instalada no hall do 1.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus F. lopes.

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a vice-presidente do TJAM, desembargadora Joana Meirelles, à mesa de autoridades da cerimônia de lançamento do Protocolo. Ela está sentada entre o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil e a desembargadora Onilza Gerth, que também compuseram a mesa, e acompanha o pronunciamento do magistrado, que fala ao microfone instalado na bancada, diante dele. 

Veja mais fotos nos links:

https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720306923150

https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720306903836

Paulo André Nunes

Fotos: Marcus Phillipe e Raphael Alves

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Manaus, Segurança Pública, Violência, Violência doméstica
Redação Informe Manaus 23/03/2023 23/03/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus