Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Experimental reúnem foliões
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Experimental reúnem foliões

11/02/2023
Compartilhar

Há 53 minutos
Por Agência Amazonas

A festa fortalece o carnaval de Manaus e fomenta a economia criativa com a geração de emprego e renda na comunidade

FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia CriativaCriatividade, cultura popular e o resgate do carnaval de rua foram a tônica da segunda e última noite do Carnaval do Povão, que aconteceu na sexta-feira (10/02). A festa inédita apresentou ao público as cinco novas escolas que passaram a compor o Grupo Experimental do Carnaval de Manaus. A alameda Alphaville, no Novo Aleixo, se transformou na passarela do samba para receber as agremiações Amor, União Leste, Mocidade da União, Império do Cajual e Acadêmicos do Rio Negro.

O Carnaval do Povão integra a programação do Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, mais órgãos municipais. A iniciativa é do Instituto de Inovação Desportivo e Cultural do Amazonas (Idama) e da União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam).

O evento contou com a presença de um público rotativo superior a 12 mil pessoas, entre integrantes das escolas de samba e foliões, que ocupavam as arquibancadas e laterais da alameda. A iniciativa, além de resgatar a informalidade de uma época em que os desfiles aconteciam na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, e, posteriormente, na avenida Djalma Batista, incentiva a formação de novas agremiações. Para o presidente da Uesam, Aluízio Nascimento Júnior, o Grupo Experimental fortalece a festa popular.

“Como existiam estas cinco escolas, que nunca desfilaram no Sambódromo, a gente criou este projeto para dar oportunidade para outras (escolas) e aproveitar para trazer para próximo da comunidade das zonas leste e norte, as mais populosas, o Carnaval. A nossa expectativa é cada vez crescer mais”, disse Aluízio.

As apresentações obedeceram ao tempo de 40 minutos de desfile, e concentraram, em média, 600 integrantes por agremiação. Critérios como quantidade de alegorias e fantasias foram avaliados pela comissão de jurados, formada por profissionais da classe artística e cultural.

No domingo (12/02), a partir das 16h, o público irá conhecer a escola de samba campeã do Grupo Experimental. Após a apuração, a festa continua e, às 19h, será realizada a abertura oficial do Esquenta do Carnaboi, com mais de 30 atrações musicais se revezando no palco.

FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia CriativaEconomia Criativa

O projeto de fomento ao carnaval de rua foi aprovado pela comunidade, que encontrou no entretenimento, um reforço no orçamento familiar incentivado pelo comércio local.

A família de Elizabeth Taveira se dedicou à venda de comidas típicas, ofício que pratica há mais de 10 anos. “A gente fica muito grato por esse incentivo do Governo do Estado e Prefeitura, em trazer um benefício para a comunidade, um ganho a mais para gente que não tem nada no Novo Aleixo”, declara a empreendedora.

Empreendedora, Elizabeth Taveira – FOTO: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia CriativaReforço na renda também para Gerson da Silva, que chega a faturar R$ 1 mil, por evento, com a venda de pipoca e outros alimentos. Pai de três filhos, o morador do Novo Aleixo soma mais de 25 anos como autônomo, participando de festas nos bairros e grandes eventos, incluindo o Festival Folclórico de Parintins.

Vendedor, Gerson da Silva – FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa“Na comunidade quase não tem esses eventos e quando trazem, gera uma renda para nós. As pessoas que não têm condições de ir para o Sambódromo, não têm dinheiro para passagem de ônibus, vêm para cá (Novo Aleixo), prestigiar. Foi muito bom, ótimo ter um evento desses na nossa comunidade”, afirma o vendedor.

Não é apenas o comércio que se fortalece. A festa da cultura popular gera visibilidade à classe artística local. Pedro Gomes é produtor cultural e responsável pela montagem da coreografia da comissão de frente da Agremiação Amor.

“Na verdade, a gente vê como oportunidade. A gente pega uma escola do início, da comunidade (Mutirão), desenvolvemos trabalhos culturais e isso, para as pessoas que compõem o nosso grupo, está sendo um incentivo de participar e ajudar a escola”, finaliza o produtor, com nove anos de carreira e atuação em outras escolas de samba de Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Manaus, Parintins
Redação Informe Manaus 11/02/2023 11/02/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e reforça oferta de serviços de cidadania no interior do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Lábrea, o 19º município a contar com espaços para acesso à saúde especializada

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado apresenta cronograma de ações do 2º Feirão Amazonas Meu Lar para construtoras credenciadas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Gêmeas siamesas do Amazonas recebem alta da UTI após cirurgia complexa de separação

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega mais de 130 próteses oculares e zera fila do procedimento na Policlínica Codajás

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus