Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alunos e educadores da rede estadual recebem orientações sobre prevenção e combate ao desmatamento
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Alunos e educadores da rede estadual recebem orientações sobre prevenção e combate ao desmatamento

21/09/2023
Educacao Alunos da EE Humberto Branco em Silves Foto Cemeam 1024x768 1
Compartilhar

Fiscais dos órgãos ambientais participaram da roda de conversa transmitida para todo o Amazonas pelo Centro de Mídias

Educacao Alunos da EE Humberto Branco em Silves Foto Cemeam 1024x768 1
FOTOS: Divulgação/ Centro de Mídias do Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu, nesta quinta-feira (21/09), uma roda de conversa sobre a “Campanha de prevenção e combate ao desmatamento no Amazonas”.  O encontro foi transmitido para todas as escolas da rede estadual, capital e interior, por meio do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam) e teve como público-alvo alunos, professores e instituições ambientais parceiras. 

Proposta pela Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, e pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), a roda de conversa foi mediada pela analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Sonia Serafini, e pelo chefe da assessoria de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Maycon Douglas Castro. 

Uma das escolas presentes durante a transmissão ao vivo, foi a Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Silves (distante 204 quilômetros de Manaus).  

Para a coordenadora da CEA da Secretaria de Educação, Thelma Prado, a rede estadual de ensino compreende que a educação ambiental é uma temática que deve ser trabalhada com a comunidade escolar, não apenas pela urgência social que demanda, mas principalmente para difundir informações sobre a importância do consumo consciente, de primar pela sustentabilidade e cuidar do ambiente em que vivemos. 

“A Secretaria de Educação acompanha as discussões atuais e este é um momento necessário para levar essa temática tão importante para dentro das salas de aula. Nosso papel, enquanto Educação Ambiental, é trabalhar com nossos alunos as questões sociais urgentes, dentro da escola”, destacou a coordenadora. 

Durante a roda de conversa foi apresentado um panorama do desmatamento e queimadas no Amazonas, especificando os principais pontos de queimadas e desmatamentos, por período, nos municípios do interior e região metropolitana de Manaus, além das mudanças climáticas intensificadas pelos dois fatores citados. Também foram compartilhadas as principais ações de monitoramento e prevenção dos órgãos ambientais, tanto estaduais, quanto federais. 

Educacao Mediadores Sonia Serafini Ipaam e Maycon Castro Sema Foto Cemeam 1024x768 1
FOTOS: Divulgação/ Centro de Mídias do Amazonas

Diálogo frequente 

A analista ambiental do Ipaam, Sônia Serafini, destacou a importância de discutir o assunto no ambiente escolar e afirmou que o órgão pode realizar campanhas de conscientização presencialmente nas escolas. Para a especialista, a temática ambiental deve ser discutida durante todo o calendário escolar, de modo que os alunos tenham conhecimento que as ações deles podem interferir no meio ambiente.  

“Não é algo que devemos discutir apenas na semana do meio ambiente. É um tema presente. Investir no meio ambiente é investir na saúde, na qualidade de vida”, ratificou a especialista ressaltando que a Secretaria de Educação, por meio do Cemeam, é grande aliada para propagar a campanha de prevenção nas escolas ao longo do ano. 

Sônia Serafini também ressaltou o papel do Governo do Amazonas no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas, e afirmou que os órgãos ambientais, como Sema, Ipaam e as secretarias municipais de meio ambiente devem andar de mãos dadas, fortalecendo os órgãos ambientais. 

Conscientização 

A partir da década de 1990, o meio ambiente se tornou pauta prioritária de discussão mundial. Para o chefe da assessoria de recursos hídricos da Sema, Maycon Douglas Castro, poder compartilhar com crianças e adolescentes, dentro da escola, inclusive para o interior, é enriquecedor.

Para o especialista, a pauta desperta a conscientização ambiental, proporcionando às crianças e aos adolescentes uma educação de qualidade. 

“Esse tipo de conteúdo estimula crianças e professores nas escolas a adotarem práticas futuras, como forma de prevenção e mitigação de eventos climáticos severos que, inclusive, já estamos enfrentando”, destacou o chefe da assessoria de recursos hídricos da Sema. 

A roda de conversa sobre a “Campanha de prevenção e combate ao desmatamento no Amazonas”, integra as atividades da “Semana da Amazônia”, que conta com apoio da Secretaria de Educação, por meio da CAE. 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Educação, Educação Ambiental, Governo do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, mudanças climáticas, SECOM, Silves
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Acao do Ipaam na Feira da Panair Foto 1 17 05 2025 1024x681 1
Governo do Amazonas

Ipaam orienta sobre pesca sustentável na Feira da Panair com entrega de fitas de medição

17/05/2025
EQUIPE ARSEPAM VISITA FISCALIZACAO ITACOATIARA Foto Divulgacao Arsepam 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Arsepam intensifica fiscalização em ponto estratégico

17/05/2025
ADS Acao de fomento ao setor primario em Presidente Figueiredo Foto Jhonny Marques 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Em Presidente Figueiredo, ADS promove ação para fomentar a economia e apoiar a produção rural no município

17/05/2025
Desporto Escolar Abertura Jogos CDE 7 foto Eduardo Cavalcante 04 1024x682 1
Governo do Amazonas

Coordenadoria de Educação promove 12ª edição dos jogos escolares com alunos da zona norte

17/05/2025
BOLETIM CHEIA WEB1705 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (17/05)

17/05/2025
cultura encerramento semana dos museus foto divulgacao 3 1024x768 1
Governo do Amazonas

Capoeira e roda de conversa encerram Semana Nacional de Museus no Palacete Provincial

17/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus