Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Abril Indígena: MPF lança campanha para reforçar direitos e discutir problemas enfrentados pelos povos originários
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ministério Público Federal do Amazonas

Abril Indígena: MPF lança campanha para reforçar direitos e discutir problemas enfrentados pelos povos originários

11/04/2023
Compartilhar

Indígenas

3 de Abril de 2023 às 14h35

Abril Indígena: MPF lança campanha para reforçar direitos e discutir problemas enfrentados pelos povos originários

Ação inclui eventos, debates, postagens e divulgações nos canais oficiais do MPF

Abril Indígena: MPF lança campanha para reforçar direitos e discutir problemas enfrentados pelos povos originários

Arte: Comunicação/MPF

Com o objetivo de dar visibilidade aos direitos e garantias dos povos indígenas, discutir os problemas que afetam essas populações e mobilizar a atuação em defesa dos povos originários, o Ministério Público Federal (MPF) realiza, durante todo este mês, a campanha Abril Indígena. A iniciativa inclui eventos, debates, postagens nas redes sociais, série especial no programa de TV Interesse Público e um documentário sobre a atuação institucional em defesa dos povos Yanomami, em Roraima.

Realizada desde 2017, neste ano, a campanha Abril Indígena terá como foco as diversas economias indígenas. A ideia é conhecer e debater alternativas de atividades econômicas, tradicionais ou não tradicionais, capazes de gerar renda e garantir a sustentabilidade dessas populações em consonância com a preservação dos costumes, tradições e modo de ser e viver dos povos originários. Também serão pauta de discussão os riscos decorrentes de atividades ilegais como o garimpo e o arrendamento em terras indígenas.

A campanha é uma iniciativa da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, responsável pela coordenação, integração e revisão do exercício funcional de procuradores da República de todo o país na matéria indígena. A coordenadora do órgão, Eliana Torelly, afirma que “embora a atuação do MPF em defesa dos povos indígenas seja constante e ininterrupta, o Abril Indígena é importante para colocar a pauta em evidência e reafirmar o compromisso da instituição com a proteção dos povos originários”.

Conheça, abaixo, algumas das atividades previstas para o mês de abril. A programação será atualizada ao longo do mês.

Abril Indígena: Originários – Florianópolis (SC)
11 de abril
O evento tem como foco a história e as lutas dos povos originários de Santa Catarina. Entre os debatedores estarão a jornalista Ângela Bastos; Hyral Moreira, cacique da Aldeia M’Biguaçu; e Kerexu Yxapyry, representante do Ministério dos Povos Indígenas. A mediação será da procuradora da República Analúcia Hartmann. O evento será realizado na sede do MPF em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo canal do MPF/SC no YouTube. Saiba mais aqui.

Violações de direitos humanos cometidos contra trabalhadores e povos indígenas na Amazônia – Manaus (AM)
12, 13 e 14 de abril
Seminário reunirá lideranças indígenas, pesquisadores, especialistas e representantes do MPF para debater a temática na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (AM), com a participação da coordenadora da 6CCR, Eliana Torelly

Memória viva dos índios Korubo: fotos de Sebastião Salgado retornam a Funai – Brasília (DF)
17 de abril
Solenidade para devolução de 15 fotografias de autoria de Sebastião Salgado, nas quais o fotógrafo retrata o dia a dia dos indígenas Korubo, que vivem no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. As fotos da população recém-saída do isolamento foram produzidas em 2017 e estavam sob a guarda do MPF desde janeiro de 2021. O evento será realizado na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, em Brasília (DF), com a participação da coordenadora da 6CCR, Eliana Torelly

Economias Indígenas: enfrentamento do arrendamento e alternativas sustentáveis – Porto Alegre (RS)
27 e 28 de abril
O objetivo do evento é aprofundar a compreensão sobre o fenômeno do arrendamento em terras indígenas e sobre os obstáculos existentes para as economias indígenas, além de debater alternativas que respeitem a autodeterminação, a lei e a sustentabilidade. A oficina contará com apresentações de membros e analistas periciais do MPF, lideranças indígenas e representantes de órgãos públicos. O evento será realizado em Porto Alegre (RS), com a participação da coordenadora da 6CCR, Eliana Torelly, de membros do Grupo de Trabalho Gestão Territorial e Autossustentabilidade e de procuradores da República de todo o país que atuam na temática indígena.

Lançamento do documentário Rastro do Garimpo, produzido pelo MPF
Semana do dia 19 de abril
O documentário Rastro do Garimpo conta a história da atuação do Ministério Público Federal na defesa dos povos Yanomami, em Roraima. O filme traz como cenário a Terra Indígena de Surucucu e apresenta a narrativa do avanço do garimpo a partir de 2017 e o trabalho do MPF na esfera judicial e extrajudicial para a proteção desses povos originários que hoje sofrem devido à fome, desnutrição e doenças.

Reuniões com lideranças indígenas que participam do Acampamento Terra Livre 2023 – Brasília (DF)
Ao longo de todo o mês, representantes e lideranças de diversas comunidades indígenas que estarão em Brasília para o ATL 2023 serão recebidas pelos membros da 6CCR, subprocuradores-gerais da República Eliana Torelly, Ana Borges e Francisco Xavier. O objetivo das audiências é ouvir as demandas e principais dificuldades enfrentadas por essas populações, a fim de se buscar soluções conjuntas e reforçar a atuação do MPF nessas questões.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Ministério Público, MPF-AM, Procuradoria da República no Amazonas
Redação Informe Manaus 11/04/2023 11/04/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Atuação do MPF em Tabatinga durante a pandemia marca depoimento da procuradora da República Aline Morais

30/08/2024

PORTARIA Nº 189

29/08/2024

PORTARIA Nº 187

28/08/2024

MPF publica versões em inglês e em linguagem simples de recomendação para suspensão de crédito de carbono/REDD+

28/08/2024

Explicação em linguagem simples – Recomendação nº 1/2024 – REDD

28/08/2024

Legal Recommendation No. 01/2024 – REDD

28/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus