Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Tribunal Pleno concede segurança para promoção de professores por titulação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da JustiçaManchete

Tribunal Pleno concede segurança para promoção de professores por titulação

16/09/2022
Compartilhar

Valores relativos a períodos anteriores à impetração do mandado devem ser requeridos administrativamente ou por via judicial específica.


Os desembargadores do Tribunal Pleno julgaram na última sessão plenária (13/09) mandados de segurança impetrados por dois professores da rede pública estadual de ensino e concederam segurança para sua promoção na carreira por titulação, conforme previsto na legislação em vigor.

As decisões foram unânimes, nos processos nº 4003873-20.2021.8.04.0000 e 4001779-65.2022.8.04.0000, de relatoria dos desembargadores Jorge Lins e Cezar Bandiera, respectivamente, em consonância com pareceres do Ministério Público Estadual.

Os impetrantes haviam ingressado com pedido administrativo, após a conclusão de cursos de mestrado, mas decidiram iniciar com o processo judicial por não ter havido resultado da forma administrativa.

Segundo os autos, a carreira do magistério é regulamentada pela lei ordinária estadual n.º 3.951/2013, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação, e o direito de promoção vertical de acordo com a titulação apresentada, observando o cumprimento dos requisitos legais, independentemente da existência de vagas, conforme o disposto no art. 24, II, da referida lei: “ (…) é a elevação para a classe superior, de acordo com a titulação apresentada, dentro da mesma referência, mediante ato administrativo específico, conforme regulamentação da Seduc, independente da existência de vagas”.

Conforme parecer ministerial, do procurador Nicolau Libório dos Santos Filho, “uma vez reconhecido que promoção vertical por titulação é um direito subjetivo do servidor, ou seja, um ato vinculado, este não podendo ser obstaculizado ou postergado imotivada e reiteradamente pela Administração”.

A questão não é nova no plenário, que tem decidido seguindo precedentes do próprio colegiado e de cortes superiores, como a tese fixada neste ano pela Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Recurso Especial n.º 1878849/TO, que serviu de paradigma ao julgamento do Tema Repetitivo n.º 1075.

Segundo o STJ, “é ilegal o ato de não concessão de progressão funcional de servidor público, quando atendidos todos os requisitos legais, a despeito de superados os limites orçamentários previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, referentes a gastos com pessoal de ente público, tendo em vista que a progressão é direito subjetivo do servidor público, decorrente de determinação legal, estando compreendida na exceção prevista no inciso I do parágrafo único do art. 22 da Lei Complementar 101/2000”.

Em relação aos efeitos da decisão, ficou ressalvada a impossibilidade de recebimento de valores salariais relativos à data anterior à impetração do mandado de segurança. Isto porque este tipo de processo não substitui ação de cobrança (Súmula 269 do Supremo Tribunal Federal) e não produz efeitos patrimoniais em relação a período passado (Súmula 271 do STF), devendo então estes serem reclamados administrativamente ou por via judicial própria.

#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria a fachada do Edifício Des. Arnoldo Péres, sede do Poder Judiciário Estadual. No registro fotografico, destaca-se a construção do referido edifício, em alvenaria com destaque e cerãmicas na cor bege e os dizeres: “Poder Judiciário – Tribunal de Justiça do Amazonas” com letras em tonalidade de cor metálica.

Patricia Ruon Stachon

Foto: Igor Braga

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Educação, manchete
Redação Informe Manaus 16/09/2022 16/09/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus