Três obras de diferentes momentos do compositor britânico Benjamin Britten serão levadas ao palco do Teatro Amazonas (Avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro de Manaus), nesta quarta-feira (25), às 20h. O “Concerto Benjamin Britten” faz parte da programação do 24° Festival de Ópera do Amazonas (FAO) e tem entrada gratuita.
A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) se apresenta, sob o comando do maestro e regente Marcelo de Jesus.
“A Orquestra de Câmara do Amazonas está completando 20 anos de existência e o concerto será alusivo à data”, comenta o maestro, enaltecendo o alto grau de qualidade musical da apresentação.
No repertório de Benjamin Britten estão composições como, “Les Iluminations Op. 18”, “Fanfare”, “Villes”, “Antique”, “Royauté”, “Marine”, “Interlude” entre outras. A serenata terá a participação do tenor Juremir Vieira, acompanhado pelos acordes clássicos de trompa, com Allan Farias.
Para a serenata, segundo o maestro, foram selecionadas as seguintes obras: “Prologue”, “Pastoral”, “Nocturne”, “Elegy” e outras composições importantes da carreira de Britten.
Sobre a OCA
O grupo foi criado em 2002, composto por músicos que integravam a Orquestra Amazonas Filarmônica, com o objetivo de inovar na prática musical do Estado, executando obras do barroco à contemporaneidade. A Orquestra de Câmara do Amazonas tem a direção artística e regência do maestro Marcelo de Jesus.
Festival
O FAO iniciou no dia 29 de abril e segue até 31 de maio, na capital e interior. Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento.
A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior. As estreias das óperas são transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.
O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.
Bradesco e cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.
São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa