Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sistema PjeCor passa a contar com nova tabela de Classes e Assuntos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Sistema PjeCor passa a contar com nova tabela de Classes e Assuntos

07/04/2022
Compartilhar

Sistema de tramitação processual utilizado pela CGJ/AM, a plataforma do PjeCor já registrou mais de 3.500 processos autuados desde sua implantação em âmbito regional, em janeiro de 2021.


O Comitê Gestor do PJeCor (processo judicial das Corregedorias), para atender às especificidades da atividade correcional de cada segmento da justiça, formulou e disponibilizou uma nova tabela de “Classes” e “Assuntos” no referido sistema.

Em linhas gerais, as tabelas de “Classes” e “Assuntos” – no âmbito de um sistema de tramitação processual – são estabelecidas, dentre outras razões, para classificar o procedimento judicial ou administrativo adequado ao pedido autuado; para padronizar o cadastramento das matérias ou temas discutidos nos processos e para o registro dos procedimentos e das rotinas dos atos processuais.

O sistema PJeCor passou a ser utilizado pela Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas no dia 18 de janeiro de 2021, atendendo exigência do Conselho Nacional de justiça (CNJ), expressa no Provimento n.º 102, de 8 de junho de 2020, por meio do qual a Conselho recomenda o processamento padronizado dos procedimentos administrativos em tramitação.

A utilização do sistema, em âmbito regional, foi determinado pela corregedora-geral de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, que indicou que todos os novos processos de responsabilidade da Corregedoria, autuados a partir de 18 de janeiro de 2021, deveriam tramitar no NOVO sistema.

De 18 de janeiro de 2021 até esta quinta-feira (7 de abril de 2022), a Corregedoria de justiça do Amazonas registrou 3.552 processos recebidos – incluídos o conclusos e em tramitação – no NOVO PjeCor.

Melhorias no sistema

A nova tabela de “Classes” e “Assuntos” no PjeCor foi formulada considerando os pedidos de aperfeiçoamento das Corregedorias dos tribunais e dentre as perspectivas de melhorias no sistema assegura melhor “delimitação das competências”; “a exclusão de assuntos sobrepostos entre as competências”; a “inclusão de assuntos complementares para diferenciar processos disciplinares em face de magistrados, servidores e agentes delegados de cartórios extrajudiciais” e, ainda, “a vinculação das classes ‘Recurso Administrativo’ e ‘Agravo’ a todos os assuntos da tabela para simplificar o processo de autuação e tramitação desses feitos”.

Também foram projetadas como melhorias: “a inclusão de assuntos complementares para distinguir os processos disciplinares referentes a magistrados vitalícios e não vitalícios”; “a inclusão de assuntos relacionados à gestão e à fiscalização das serventias extrajudiciais para atender às demandas das corregedorias dos tribunais de justiça estadual, como ‘apostila de Haia’, ‘justiça Aberta’, ‘Parcelas do FIC/SREI'”e outros; “inclusão de assuntos pertinentes à gestão funcional dos magistrados e servidores” e “vinculação das classes ‘RecAdm’ (recurso administrativo) e ‘Agr’ (agravo) a todos os assuntos da tabela.

A nova tabela também assegura: “a inclusão de assuntos específicos da atividade correcional”; “uma melhor delimitação das classes internas cuja autuação é restrita à corregedoria ou tribunal” e “a inclusão de assuntos disciplinares relacionados à violação ao Código de Ética da Magistratura”.

Conforme orientação do Comitê Gestor do PjeCor, os procedimentos já autuados no PJeCor seguirão com a antiga classificação até o arquivamento definitivo, entretanto, não há óbice à reautuação, a fim de que acompanhem a nova classificação, o que ficará a critério de cada corregedoria.
 

#PraTodosVerem: Na foto que ilustra a matéria, uma pessoa faz uso de um computador e um smartphone para acessar o sistema PJeCor.

 

 

Afonso Júnior (CGJ/AM)
Foto: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Fiscalização
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus