A circulação de veículos na rua Barão de São Domingos, Centro, foi liberada na manhã desta sexta-feira, 15/7, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), após vistoria para avaliar a situação do local, afetado pelo rio Negro, que já iniciou o seu processo de vazante. Nesta sexta-feira, a cota do Negro foi registrada em 29,26 metros.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, acompanhou a liberação da via e a retirada dos blocos de concreto. “Fizemos uma avaliação prévia, juntamente com a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura), para verificar se havia alguma erosão no local. Após esta avaliação positiva, acionamos a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana) para a limpeza do local e, em seguida, fizemos a liberação da via com segurança. Percebemos uma melhoria no trânsito no local. Mesmo com a interdição, deixamos o acesso ao local para que os comerciantes não tivessem tanto prejuízo”, destacou.
A rua estava interditada desde o dia 30/5, quando foram instaladas passarelas para a circulação de pedestres na região de intenso comércio. O local ficou intransitável por conta da subida das águas do rio Negro.
O comerciante Claudiano Alecrim Ribeiro, 40 anos, elogiou a liberação da Barão de São Domingos. “Quando a rua estava interditada, caiu o número de clientes, porque há clientes que estacionam próximo e compram de dentro do carro. E, quando estava fechada, isto não era possível. Acredito que as coisas vão melhorar bastante com a liberação da rua”, avaliou.
Ainda segundo Ventilari, as demais vias interditadas estão sendo monitoradas para eventuais liberações nos próximos dias. “Na rua dos Barés, estamos esperando baixar o nível da água do local e verificar se há erosão, para conseguir liberar a via”, informou o diretor de Operações do IMMU.
———
Texto – Divulgação /IMMU
Fotos – Arnoudo Andrade / IMMU
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzYdNY