Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto Reeducar e Semtepi retomam parceria para oferta de cursos e reingresso no mercado de trabalho a pessoas em situação de liberdade provisória
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da JustiçaDestaque

Projeto Reeducar e Semtepi retomam parceria para oferta de cursos e reingresso no mercado de trabalho a pessoas em situação de liberdade provisória

10/09/2022
Reeducar Semtepi
Compartilhar

Realinhamento das ações foi discutido em reunião da qual participaram a juíza coordenadora do Reeducar, Eulinete Tribuzy, e o secretário municial do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior.


Reeducar Semtepi2O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da coordenação do “Projeto Reeducar – Reduzindo o Retorno ao Cárcere”, e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) retomaram a parceria relativa ao Acordo de Cooperação Técnica 003/2018, com objetivo de oferecer um novo leque de atividades e cursos presenciais para o público-alvo do projeto, formado por liberados provisórios.

A expectativa é de que a lista de novas atividades com conteúdos nas áreas de tecnologia, segurança, serviços, indústria e empreendedorismo seja divulgada no decorrer deste mês de setembro. Uma das novas capacitações que será oferecida é o “Curso de Banho e Tosa de Pets”. Além da certificação nos cursos, os participantes também serão direcionandos ao mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-Manaus).

Suspensas em razão do período da pandemia da covid-19 e de mudanças de gestão na governança municipal, a retomada da parceria foi alinhada durante encontro realizado no último dia 2, durante reunião entre a coordenadora do Projeto Reeducar e titular da 11.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, juíza Eulinete de Melo Tribuzy, e do titular da Semtepi, Radyr Gomes de Oliveira Júnior, realizada na Sala do Reeducar, no Fórum Ministro Henoch Reis.

Ao explicar o funcionamento e os objetivos do “Projeto Reeducar” para o secretário Radyr, a juíza Eulinete Tribuzy destacou que a Lei de Execução Penal brasileira é bonita e irretocável, mas que são necessários esforços para que ela saia do papel e não se torne uma lei cruel. “Ingressando no Sistema (prisional), a pessoa tende a se tornar embrutecida e revoltada, por exemplo, quando é torturada e isto a nossa Lei Maior não admite. O ideal seria humanizar essas pessoas por meio de trabalho e estudo. É essa a ideia do Reeducar. Nesse contexto, retomar esse vínculo a Semtepi é um presente que a secretaria nos oferece”, afirmou Eulinete Tribuzy. 

O secretário Radyr Júnior frisou que o objetivo do “Projeto Reeducar” de focar no desenvolvimento da pessoa vai ao encontro das estratégias de gestão à frente da Semtepi. “Para nós não é importante a pessoa ter 20 cursos e permanecer desempregada, e essa foi a realidade que encontrei na Secretaria quando assumi. Nossa responsabilidade é a qualificação profissional e social. Antes se objetivava muito os números, mas não a humanização dessa estatística. Eu não quero saber quantos, mas quem eu qualifiquei e que entrou no mercado, e essa estratégia levou o Sine-Manaus a ser o primeiro lugar em integração de pessoas ao mercado de trabalho, seja em colocação ou recolocação de emprego”, afirmou o secretário.

O redirecionamento para um novo caminho e a não reincidência do crime foram reiterados pelo integrante da equipe do Reeducar e assessor jurídico da 11.ª Vara Criminal, Jayme Benchaya Marinho. “O mais importante dessa parceria é que os reeducandos não voltem ao mundo do crime, a praticar em pequenos furtos e roubos, porque uma vez que têm oportunidade de um curso técnico que os qualifiquem, de um emprego, serão ressocializados efetivamente. Com um emprego terão dignidade, esperança e não vão voltar a praticar os delitos, pois têm a perspectiva de um caminho deferente”, ressaltou o assessor.

A psicóloga do Reeducar, Nádia Teles, lembrou da importância da parceria coma Semtepi para acabar com o estigma de que o liberado provisório costuma carregar. “É uma parceria de fundamental importância por oportunizar a capacitação e qualificação do liberado provisório que carrega o estigma do cárcere e, muitas das vezes, é desacreditado pela sociedade, encontra as portas fechadas para novas oportunidades, principalmente inclusivas e voltadas ao mercado de trabalho. A parceria da Semtepi propõe trabalhar nosso público e reeducar de forma inclusiva, ressignificando o sujeito para novas atitudes e comportamentos na sociedade”, avaliou.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a juíza Eulinete Tribuzy cumprimentando, com um aperto de mão, o secretário municipal Radyr Júnior. A magistrada usa um vestido azul marinho e um colar longo de correntes douradas. O secretário, que traja calça jeans e camisa de mangas curtas na cor rosa, usa um cracha de identificação funcional, cujo cordão tem as cores da logomarca da atual administração municipal de Manaus.

Sandra Bezerra

Foto: Marcus Phellipe

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Empreendedorismo, Manaus, Polícia
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UFAM portal
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Backgrounds Arvore Encantada scaled
Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
AnC3BAncio Fonajuv Fonajuv
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Julgamento Adiel
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
conciliacao2
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
GMF Portarias
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus