A Unidade Móvel de Atendimento ao Idoso chegou nesta sexta-feira (05/08) ao município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). Esta é a primeira vez que o Ônibus leva atendimentos psicossociais, jurídicos e de saúde ao interior do Amazonas. As atividades começaram às 8h no Centro de Convivência do Idoso, localizado na avenida Auton Furtado.
A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e garantiu atendimento a nove grupos de idosos, conforme informou a secretária Luciana Andrade.
“É a primeira vez que os serviços itinerantes da Seadpi chegam ao interior. Estamos iniciando por Iranduba onde há nove grupos de idosos e muitos deles já vinham solicitando esses serviços aqui e o ônibus possibilitou que isso se concretizasse”, disse.
A titular da Seadpi também destacou a variedade de serviços oferecidos por meio de parcerias com o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Iranduba.
“Hoje estamos trazendo diversos serviços como serviço social, vacinação, fisioterapia, emissão de documentos, atendimento psicológico, enfermagem e graças a Deus o público abraçou essa iniciativa”, destacou.
Atendimentos
A ação foi planejada para garantir atendimento não só aos moradores da sede do município, mas também alcançar os habitantes das comunidades e ramais de Iranduba. Os idosos acamados também serão assistidos através de uma busca ativa, conforme destacou a coordenadora do Ônibus do Idoso, Mariana Santos.
“Quando vamos para interior não atendemos só os moradores da sede, mas também todos os grupos do entorno e existe toda uma articulação para garantir um atendimento acessível e de qualidade”, disse.
O agricultor Aloísio Pereira, de 62 anos, foi um dos primeiros idosos a chegar na ação. Animado, ele participou da aula de dança e ficou interessado em fazer parte do programa Idoso Empreendedor, que garante financiamento de até R$21 mil para microempreendedores.
“Estou achando maravilhoso para todos da terceira idade. Eu vim em busca desse financiamento para ter uma ajuda na renda, e expandir minha produção”, disse.
———
Fonte: Agência Amazonas de Notícias
FOTO: Eduardo Santos/Sejusc