Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Niro Higuchi aborda a mudança climática e sua relação com a floresta amazônica durante a “1.ª Conferência Amazônica”
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Niro Higuchi aborda a mudança climática e sua relação com a floresta amazônica durante a “1.ª Conferência Amazônica”

17/11/2022
Compartilhar

O pesquisador do INPA alertou para a necessidade de proteção e profundo estudo da floresta amazônica e para a problemática do desequilíbrio do clima que afeta todo planeta.


No segundo painel da “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente”, na manhã desta quinta-feira (17/11), o engenheiro florestal e pesquisar do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Niro Higuchi, abordou o tema: “A floresta amazônica e a mudança do clima na idade contemporânea”. Higuchi iniciou a palestra citando o Código Florestal Brasileiro, que diz que “a floresta é um bem de interesse comum a todos os habitantes do país” e que o bioma é um patrimônio nacional, de acordo com o parágrafo 4.º, artigo 225 da Constituição Federal brasileira.

Doutor pela Michigan State University, e pós-doutor pela University of Oxford, Higuchi deu início às pesquisas na floresta Amazônica há mais de quarenta anos, atua em uma base florestal estruturada no Distrito Agropecuário da Suframa e explicou que a mais antiga árvore estudada por ele possui 1.400 anos. Na base, são feitas medidas horárias e mensais dos troncos das árvores, além de estudo da fotossíntese e acompanhamento da respiração do vegetal. Atualmente, a equipe cooordenada por ele também busca entender a capacidade de troca de água entre a árvore e a atmosfera para integrar informações sobre o fenômeno dos “rios voadores”.

O engenheiro também falou sobre o desmatamento da floresta que, segundo ele, é superestimado no tocante ao impacto do efeito estufa. “Eleger o desmatamento florestal na Amazônia como vilão da emissão de gases para o efeito estufa não é inteligente, pelo contrário: a Amazônia PODE estar sendo vítima das emissões globais”, declarou.

Niro Higuchi alertou para a necessidade de proteção e profundo estudo da floresta amazônica e para a problemática do desequilíbrio do clima que afeta todo planeta. “Entendo que temos de trabalhar juntos. O problema é sério e todos os setores da sociedade temos de estar integrados. Essa conferência foi muito interessante, uma oportunidade para interagir e venho aqui com a principal missão de tentar esclarecer e deixar um convite para estreitar esse relacionamento do ponto de vista de capacitação, formação nessa área floresta e clima”, afirmou o pesquisador.

Segundo dia

Promovido pela escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), a “1ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente”, prossegue nesta sexta-feira (18), no Salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, na Av. 7 de Setembro, Centro de Manaus.

A programação da Conferência está sendo transmitida pelo canal da Esmam no YouTube (https://youtube.com/user/esmamam).

Sandra Bezerra

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus abre inscrições para audiência pública sobre planejamento e orçamento para 2026

15/09/2025

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus