Atividade foi conduzida pelo juiz João Gabriel Cirelli e contou com a participação de mais de 100 alunos da Escola Municipal Jorge de Rezende Sobrinho.
“O ECA e a proteção da criança e do adolescente” foi o tema da palestra levada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM) aos estudantes da Escola Municipal Jorge de Rezende Sobrinho – localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus -, na manhã de quarta-feira (13/07), data em que se comemorou os 32 anos de entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente no País. A atividade, que reuniu mais de 100 alunos, foi conduzida pelo juiz João Gabriel Cirelli, titular da Comarca de Boa Vista do Ramos, no interior do Amazonas, e convidado para integrar o “Ciclo de Palestras” organizado pela Coij para marcar o aniversário do Estatuto.
“É essencial que prograções desse tipo sejam realizadas e parabenizo a Coordenaria da Infância e da Juventude pela iniciativa. É uma experiência gratificante para o juiz participar de um evento como esse e, com certeza, para os estudantes também, que podem ter contato com essa temática”, disse o magistrado. Na palestra ele enfatizou os direitos da criança e do adolescente, como o direto à saúde, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, à educação, cultura e ao esporte, e à profissionalização.
Além do magistrado, participaram da atividade com os estudantes da Escola Jorge Rezende, a professora e assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria Eliana Mendes Hayden e a professora e psicóloga da Secretaria, Amanda Lorena Duarte Leira.
Nesta quinta-feira(14), a atividade acontece na Escola Municipal Maria Leide Amorim, localizada na comunidade São João, na BR-174. A palestra será realizada pelo juiz Eliezer Fernandes Júnior, titular do Juizado da Infância e Juventude – Infracional, respondendo cumulativamente pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível. Ele abordará o tema: “O ECA e a prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes”.
Na sexta-feira (15), a atividade será levada à Escola Municipal Engenheiro João Alberto Meneses Braga, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus. O tema “O ECA – conheça a sua história e a importância para garantia dos direitos da infância e da juventude” será ministrado pela promotora de Justiça Romina Carmen Brito Carvalho, coordenadora de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e da Juventude (CAOP-IJ).
A programação segue na próxima semana com atividades nas escolas municipais Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo e Raimundo Teodoro Botinelly.
Texto: Tatiana Cruz
Foto: acervo da Coij
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]