Afirmação foi feita pela magistrada Danielle Augusto na abertura das atividades da “Semana Justiça pela Paz em Casa” no Município.
O Fórum de Justiça Desembargador Aristófanes Bezerra de Castro, da Vara Única da Comarca de Autazes, está sediando 33 audiências agendadas – dentre estas de ratificações e de instrução e julgamento -, durante esta “21.ª Semana Justiça pela Paz em Casa”, cujas atividades se encerram nesta sexta-feira (19/06).
Na cerimônia de abertura da ação, realizada na última segunda-feira (15), a juíza titular da Comarca, Danielle Monteiro Fernandes Augusto, salientou o papel das instituições e, principalmente, do Poder Judiciário, na política de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela afirmou que as mulheres não estão sozinhas na luta contra a violência.
“Ressalto que a violência doméstica precisa ser combatida diariamente. As legislações relativas ao tema permitem que as mulheres criem coragem de denunciar, de procurar ajuda, o que fortalece ainda mais o trabalho realizado por toda a rede de proteção. Destaco que a ‘Semana da Justiça pela Paz em Casa’ reforça a ideia de que as mulheres não estão só, que nós magistrados e servidores do Poder Judiciário estamos aqui para apoiá-las da forma mais célere e eficaz possível”, disse a juíza.
A magistrada disse esperar que as orientações e informações repassadas no ato de abertura da Semana sejam difundidas em toda a comunidade e que conontribuam para a redução dos casos de violência contra a mulher no Município.
O evento de abertura da “21.ª Semana” contou com a presença de representantes da Prefeitura de Autazes, da Câmara Municipal, do Ministério Público do Estado (MPE/AM), de servidores do Fórum de Justiça, representantes da Semas e da Guarda Municipal. Na oportunidade, a juíza titular palestrou sobre a importância sobre a importância do período de esforço concentrado realizado pelos tribunais do País para assegurar a efetividade da Lei Maria da Penha, seja com os mutirões de audiência seja ações de orientação e de conscientização sobre a temática da violência doméstica contra a mulher.
A comandante da Guarda Civil Municipal, Glaite Paraíso, falou sobre a Lei Municipal n.º 240, de 21 de junho deste ano, que criou a patrulha Maria da Penha em Autazes, e apresentou aos presentes uma viatura recém-entregue pela Prefeitura local que visa a ajudar nos trabalhos de combate à violência contra a mulher naquele município.
#PraTodosVerem – A foto que ilustra a matéria mostra a magistrada Danielle Monteiro (o centro, de vestido comprido e estampado) posando para foto com servidores e convidados na abertura das atividades da “Semana Justiça pela Paz em Casa”. Ele estão posicionados diante de um painel em que está escrito “Paz em Casa”, “Nâo à violência doméstica e familiar contra a mulher”, com o desenho de duas mãos pintadas de vermelho, em posição de “pare!”. Balões brancos e na cor lilás enfeitam as laterais do painel.
Paulo André Nunes
Foto: acervo da comarca
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]