Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Estado atualiza cenário epidemiológico da Covid-19 após a desobrigação do uso de máscara no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Governo do Estado atualiza cenário epidemiológico da Covid-19 após a desobrigação do uso de máscara no Amazonas

19/04/2022
Compartilhar

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AMO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgou, nesta terça-feira (19/04), nota técnica atualizando o cenário epidemiológico da Covid-19 no estado após a desobrigação do uso de máscara em qualquer ambiente, vigente desde 23 de março. A nota técnica conjunta está disponível em: https://bit.ly/3EqjXJ2.
Há 41 minutos
Por Agência Amazonas

Nota Técnica Conjunta informa a continuidade da tendência de redução no número de casos e óbitos pela Covid-19 no estado

Conforme a nota técnica conjunta nº 13, a média móvel diária de casos da doença, registrados na capital e no interior do estado, caiu 92% nos últimos dois meses, no período de 17 de fevereiro a 17 de abril de 2022, e reduziu em 91% os novos casos no comparativo da soma de notificações dos 14 dias anteriores à publicação do decreto, que desobrigou o uso de máscara, com a soma dos últimos 14 dias, período de 4 a 17 de abril. A diminuição foi de 4.790 para 384 casos.

Após a publicação do Decreto nº 45.329, que flexibilizou as medidas sanitárias tornando facultativo o uso de máscara tanto em ambientes internos quanto externos (com exceção dos serviços de saúde), observa-se a continuidade da tendência de redução no número de casos e óbitos por Covid-19 no estado.

O secretário de estado de Saúde, Dr. Anoar Samad, afirma que o Amazonas continua com a tendência de queda nos indicadores da pandemia, mas reforça que se, necessário, e o país voltar à situação de emergência em saúde pública, o estado poderá retornar com a obrigatoriedade do uso de máscaras e implementar outras medidas restritivas.

De acordo com levantamento, realizado pelos técnicos da FVS-RCP, houve o declínio da média móvel diária de três óbitos, em fevereiro deste ano, para cerca de um óbito em abril de 2022. Também reduziu em 50% os óbitos pela Covid-19 em todo o estado, comparando-se à soma de óbitos referentes aos 14 dias anteriores à publicação da flexibilização, que apresentou quatro óbitos, com a soma das duas últimas semanas, que registraram dois óbitos.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reassalta que é necessário que os gestores de saúde municipais mantenham a coleta e envio de amostras para a realização da Vigilância Genômica pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) e também intensifiquem os esforços para o avanço da vacinação contra a Covid-19, incluindo campanhas publicitárias de estímulo à imunização.

“Todos os nossos dados demonstram que esta desobrigação do uso de máscaras, tanto em ambientes abertos quanto fechados, não teve impacto nenhum nos índices de Covid-19 no nosso Estado. Seguimos atentos e monitorando este grande inimigo chamado novo coronavírus”, destaca Anoar Samad.

Recomendação

Nota Técnica Conjunta da SES-AM e da FVS-RCP nº 07 recomenda o uso de máscara em população vulnerável e em serviços de saúde no Amazonas. Conforme a nota, a utilização da máscara segue mantida para serviços de saúde onde há maior risco de exposição e presença de pessoas suscetíveis à infecção, como unidades básicas de saúde, clínicas, laboratórios, hospitais públicos ou privados e instituições de longa permanência.

“Vivemos um cenário com tendência de redução no número de casos e de óbitos por Covid-19 no Amazonas. Os esforços devem ser intensificados para a continuidade e ampliação da vacinação contra Covid-19 com o objetivo de reduzir ainda mais a circulação do novo coronavírus no Amazonas”, afirma Tatyana.

A recomendação é que pessoas com doenças imunossupressoras e idosos com 70 anos ou mais, em especial aqueles que possuem doenças crônicas, gestantes com ou sem comorbidades permaneçam usando máscara.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas
Redação Informe Manaus 19/04/2022 19/04/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus