Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas e GIZ assinam Memorando de Entendimento e buscam a reestruturação da cadeia da castanha no Estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Governo do Amazonas e GIZ assinam Memorando de Entendimento e buscam a reestruturação da cadeia da castanha no Estado

02/06/2022
SEDECTI GIZ RAMON ARCANJO 02 1024x682 1
Compartilhar

Há 36 minutos
Por Agência Amazonas

Parceria acontece por meio da Sedecti, que vem construindo a Política Estadual de Bioeconomia para o Amazonas

Foto: Ramon Arcanjo/Sedecti.O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), assinou, nesta quinta-feira (02/06) um Memorando de Entendimento com a GIZ Agência de Cooperação Técnica da Alemanha visando o desenvolvimento e fortalecimento da bioeconomia sustentável e inclusiva no Estado.

A Sedecti, por meio da da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vem construindo a Política Estadual de Bioeconomia para o Estado do Amazonas (PEB-AM), no âmbito do Programa Estruturante de Bioeconomia Amazonas, no Plano Plurianual 2020/2023.

Dentre outros objetivos, o Memorando também visa a estruturação da cadeia de valor da castanha, na busca de soluções para os principais entraves que o segmento vem enfrentando, como é o caso da renegociação de dívidas junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O secretário executivo da Sedecti, Valdenor Cardoso, frisou que a parceria com a GIZ é de fundamental importância, uma vez que “envolve cerca de 2 mil famílias que fazem parte de associações e cooperativas, vivendo em função da produção de castanha e que, por algum motivo, tiveram o processo interrompido”.

“O secretário Angelus Figueira determinou que buscássemos construir uma solução para equacionar a questão e retomar a produção da castanha que é muito importante sobre o aspecto social, econômico, e interiorização da economia. Daí a participação efetiva e intensa da Sedecti nesse processo”, salientou.

Cardoso também lembrou da importância da parceria com o governo alemão, seja por meio da GIZ ou do banco KFW, com o Governo do Amazonas, principalmente, na questão ambiental, com participação no Zoneamento Ecológico-Econômico, com treinamento para as equipes e aportes recursos.

“Hoje, o governo alemão está apoiando o desenvolvimento das cadeias produtivas do extrativismo e da economia sustentável. E, ao assinar este termo de parceria com a Sedecti, estamos fortalecendo esses laços para implementarmos novas ações”,  completou Valdenor Cardoso.

GIZ 

A diretora de projetos da GIZ, Tatiana Balzon, ressaltou que a assinatura do Memorando com a Sedecti significa a continuidade da “parceria que já existe de modo informal, mas que agora está sacramentada por meio de um Memorando de Entendimento que abrange as áreas da floresta, tais como: castanha, borracha e pirarucu ”

“Para nós, a Sedecti é hojen o principal canal no Estado do Amazonas para tratar de bioeconomia. Por isso, com a parceria, vamos buscar ajudar as associações da castanha e tratar a questão da renegociação. Assim, resolvida essa questão, vamos tentar outras possibilidades de financiamento para reestruturar a cadeia da castanha no mercado financeiro”, disse Tatiana Bazlon.

Assoab 

A diretora da Associação dos Agroextrativistas do Município de Beruri (Assoab), Sandra Amud, disse que a reunião foi muito produtiva.

“Estamos vivenciando um impasse de dívidas junto à Afeam, porém a Sedecti interveio a nosso favor, e hoje, estamos levando uma parceria bem positiva aqui dessa reunião. Esperamos resolver esses gargalos que estamos enfrentando e que têm gerado impacto negativo na nossa na nossa produção de castanha pela inadimplência”. 

Para Sandra, a articulação da Sedecti junto à Afeam e outros órgãos governamentais para buscar soluções para resolver o problema, traz esperança para que os extrativistas voltem a operar.

“Nossa expectativa é de voltar a atender os nossos extrativistas para que eles possam continuar na produção da castanha, beneficiando seus produtos, gerando emprego e renda que era o que eles já vinham fazendo”, apontou a produtora.

Famílias beneficiadas 

A Assoab foi criada em 1994 por um grupo de agricultores e extrativistas e trabalha atualmente com 65 famílias de baixa renda de forma direta dentro da usina, e com 352 famílias sendo atendidas de forma indireta nas comunidades cadastradas.

Segundo a diretora, a Assoab também abrange 20 comunidades indígenas e não indígenas em Beruri, com capacidade para atender 350 famílias  

cadastradas, que fornecem a castanha para a Assoab, “com pagamentos justos para que o castanheiro consiga uma renda melhor para a sua família”.

Atualmente, o principal cliente da Assoab é a marca Natura, para quem a Associação chegou a comercializar 30 toneladas de amêndoas ao ano, trabalhando com fornecedores diretamente do produtor extrativista das comunidades.

“O trabalho da Assoab é gerar emprego e renda, manter a floresta em pé e cuidar de suas famílias que moram naquelas regiões”, concluiu Sandra Amud.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Beruri, Economia, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus