Informe Manaus
  • Inicial
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Informe Manaus
PUBLICIDADE
Inicial Governo

Governo do AM apoia rede logística para fomentar turismo em área de fronteira na Amazônia

16/01/2022
na categoria Governo
Você visitou esta matéria há4 mins read
0
Governo do AM apoia rede logística para fomentar turismo em área de fronteira na Amazônia
Share on FacebookShare on Twitter

O desenvolvimento socioeconômico no interior do estado tem sido uma das prioridades do governador Wilson Lima, que tem apoiado diversos programas para fomentar as atividades de pesquisa aplicada e inovação em tecnologia. Uma dessas iniciativas é o projeto “Rede Logística para Atividade Turística em Área de Fronteira na Amazônia: um estudo estratégico para viabilidade socioeconômica no município de Benjamin Constant”, proposta fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter).

O Painter é um programa inédito, criado para fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas, com a finalidade de aplicação de resultados na resolutividade e minoração de problemas específicos dos municípios do interior.

tce mobile tce mobile tce mobile
PUBLICIDADE

De acordo com a coordenadora do projeto, mestre em Engenharia de Produção e doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Leonor Farias Abreu, a construção da rede é realizada em Benjamim Constant pelo fato de a cidade apresentar atividades distintas de relevâncias socioeconômica, culturais e ambientais, com viés para o atrativo turístico.

Esses fatores, segundo ela, movidos pela viabilidade econômica, podem ser potencializados e impulsionados de forma estratégica no processo de desenvolvimento socioeconômico local, com reflexos positivos à região de abrangência (Atalaia do Norte e Tabatinga), especialmente após os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

“A construção da Rede requer que se faça um mapeamento dos potenciais atrativos turísticos do município, descrevendo os fluxos físicos e informacionais de todo o processo das operações logísticas atuais, a partir do quantitativo de turistas, organizado em períodos do ano com maior e menor incidência, além do volume de recursos gerados com as atividades turísticas locais. Tabatinga/Brasil e Leticia/Colômbia são considerados aqui como os principais pontos de entrada de turistas, nacionais e estrangeiros, naquela área de fronteira, a partir dos quais os turistas podem ser incentivados a fazer de Benjamin Constant um dia de sua rota turística na região”, pontua a coordenadora.

Conforme Leonor, o projeto se encontra na fase de coleta dos dados junto aos municípios abrangentes e às agências de turismo da área, que em boa parte ficam em Leticia.

BANNER03 300X300 BANNER03 300X300 BANNER03 300X300

O estudo evolui com a realização de eventos internos em Benjamin Constant, como seminários sobre turismo, oficina de fotografias e mídias digitais ofertadas a jovens indígenas (intermediários entre suas mães, avós que produzem artesanato e vendem aos turistas); experiência de vendas on-line, sob a orientação do Sebrae e em parceria com a Secretaria de Turismo de Benjamin Constant).

Metodologia

De acordo com a metodologia do projeto, a partir da identificação das agências será realizada a caracterização descritiva dos fluxos físicos e de informações das operações do processo logístico praticados para a realização de atividades turísticas em Benjamin Constant, a partir dos pontos de entrada dos turistas nas cidades de Leticia/Colômbia e Tabatinga, conectados ao Porto de Benjamin Constant.

Em seguida, os envolvidos no projeto farão o mapeamento dos atrativos turísticos potenciais de Benjamin Constant, de forma a apresentar o quantitativo de turistas e o volume de recursos que foram provenientes da atividade turística no período 2010 a 2019, com a finalidade de compreender o que o município dispõe em termos de atrativos, categorizados descritivamente por grupos, a exemplo dos: naturais, culturais, eventos programados, e decorrentes de atividades econômicas específicas.

Análise das oportunidades

Na etapa seguinte será realizada a identificação e a análise dos aspectos infraestruturais do município, relacionados ao suporte para a realização de atividades turísticas de pequeno porte, tais como transporte, alimentação, mão de obra capacitada/qualificada no local do atrativo, estratégias de promoção e marketing turístico.

“Nesta etapa será utilizada a análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), de forma a se fazer uma análise mais detalhada quanto ao ambiente interno (forças e fraquezas), ambiente externo (oportunidades e ameaças). Nesta fase também será elaborada a Rede Logística. Em todas as etapas é necessário, além da equipe de pesquisadores e colaboradores, o suporte de bolsista de iniciação científica”, explicou Leonor.

Etapa final

Na última fase do projeto será feita a apresentação da Rede Logística Turística de Benjamin Constant, quando será exposto como a cidade e a área de abrangência poderão ser inseridas nas estratégias de fomento ao desenvolvimento socioeconômico local. Nessa etapa, também será apresentada a versão final do site, que tem por objetivo mostrar os atrativos turísticos da tríplice fronteira no Alto Solimões direcionados à área de abrangência do projeto.

“Esperamos que o município de Benjamin Constant possa ser incluído na rota de turistas nacionais e estrangeiros procedentes de Leticia e Tabatinga, e sirva como exemplo possível de que cidade de pequeno porte e distante de grandes centros urbanos pode ser incluída no mercado turístico e contribuir para o processo de desenvolvimento socioeconômico local”, concluiu a coordenadora.

———

Por Agência Amazonas
FOTOS: Acervo da pesquisadora Leonor Farias Abreu

Notícias relacionadas

  • NIFFAM incentiva projetos na região do Alto Solimões Ao perceber o alto fluxo de pessoas de diferentes nacionalidades e etnias que transitam pela cidade de Benjamin Constant (à 1.118 quilômetros de Manaus), a professora universitária Leonor Farias Abreu, 55 anos, decidiu criar um projeto que tem como objetivo, fazer um mapeamento desse fluxo, além de outros indicadores, para apontar quais são os principais pontos buscados e frequentados por turistas que transitam por aquele município.   “Percebi que, em período normal, fora da pandemia, tem muito turista transitando por aqui, mas as comunidades e a cidade não aproveitam isso. São turistas que vêm de vários lugares e países, formando um…
  • Conselho Superior aprova prestação de contas da Fapeam Conselho da Fapeam – Foto: Valdete Araújo – FapeamO Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) aprovou a prestação de contas da instituição durante a reunião ordinária conduzida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação,  Jório de Albuquerque Veiga Filho, presidente do Conselho Superior. A reunião aconteceu no  dia 14/10.  Há 19 minutos Por Agência Amazonas Aprovação ocorreu durante reunião ordinária do conselho realizada de forma presencial  No ano passado, pela primeira vez, a Fapeam conseguiu executar 101,7%, do seu orçamento, alcançando um feito histórico. “Esse é um dado muito…
  • Fapeam registrou o maior orçamento de sua história e principais metas alcançadas em 2021 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) encerrou 2021 com importantes conquistas para o avanço da ciência no Amazonas. Ano em que foi executado o maior orçamento da história da Fundação, um investimento de mais de R$ 95 milhões do tesouro estadual que possibilitou, entre outras ações, lançar o maior número de programas inéditos já ofertados, bem como oferecer ações afirmativas dirigidas à inclusão de mulheres pesquisadoras e apoio a projetos desenvolvidos no interior do estado nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O investimento de mais de R$ 95 milhões do tesouro estadual possibilitou…
  • Em Coari, projeto apoiado pela Fapeam transforma resíduos de frutas em adubo para produção de hortaliças Os resíduos de frutas amazônicas como cascas de cupuaçu, guaraná e caroços de açaí são objetos de um estudo que busca alternativas sustentáveis para os materiais que são descartados, diretamente, ao lixo. O projeto desenvolvido, no município de Coari (distante 363 km de Manaus), recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e pretende transformar os insumos em adubo para produção de hortaliças como couve manteiga. O Projeto é amparado pelo Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter do Governo do Amazonas,…
  • Governo do Amazonas promove ação de diversidade, popularização e interiorização da CT&I Popularizar cada vez mais a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos quatro cantos do Amazonas tem sido uma das metas do governador Wilson Lima, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Uma das ações promovidas neste sentido é o “Fapeam na Estrada: Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2022”, que teve sua primeira edição, nesta sexta-feira (04/03), em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). Atividade “Fapeam na Estrada” ocorreu em Itacoatiara e faz parte da programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência Os projetos apresentados pelas pesquisadoras ocorrem no âmbito dos Programas Fapeam:…
  • Em Coari, projeto apoiado pela Fapeam transforma resíduos de frutas em adubo para produção de hortaliças FOTO: Hudinilson Yamaguchi- Arquivo pessoalOs resíduos de frutas amazônicas como cascas de cupuaçu, guaraná e caroços de açaí são objetos de um estudo que busca alternativas sustentáveis para os materiais que são descartados, diretamente, ao lixo. O projeto desenvolvido, no município de Coari (distante 363 km de Manaus), recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e pretende transformar os insumos em adubo para produção de hortaliças como couve manteiga.   Há 14 minutos Por Agência Amazonas O Projeto é amparado pelo Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e…
  • Fapeam recebe até 15 de julho propostas para três editais Os interessados em participar do Programa de Apoio à Publicação de Artigos Científicos (Papac), Programa de Apoio à Manutenção de Equipamentos (Pameq) e do Programa de Apoio à Pesquisa (Universal Amazonas) têm até o dia 15 de julho para submeter propostas online à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Sistema de Gestão da Informação (SigFapeam). Os três editais públicos lançados pela Fapeam são destinados a apoiar a formação de recursos humanos, pesquisa, inovação, difusão e popularização da ciência. A submissão de propostas para obtenção de apoio financeiro teve início no dia 14 de junho de 2019.…
  • Programas de inovação da Fapeam são destacados no Amoci Fortec Meeting 2021 O evento integra a 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia e o XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Encontro Fortec) do Amoci Fortec Meeting 2021. O evento é apoiado pela Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).  Há 25 minutos Por Agência Amazonas “O investimento crescente na capacidade de pessoas, na instalação técnico-científica é extremamente importante e precisamos continuar investindo na pesquisa. A pesquisa-básica é a estrada fomentada para poder fazer fluir a pesquisa aplicada. O Amazonas está avançando e precisamos também intensificar as parcerias…
  • Apoio da Fapeam permite o desenvolvimento de pesquisas da educação básica ao doutorado 19:08 - 31/01/2020 FOTOS: Érico Xavier/Fapeam Oriundo do município de Nova Olinda do Norte, município amazonense a 135 quilômetros da capital, Rallyson Ferreira é hoje doutorando em Informática. O pesquisador contou contou com bolsa no mestrado e agora também no doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos para o Interior do Estado do Amazonas (Proint-AM), para estudar em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Rallyson é apenas um dos 5.877 bolsistas beneficiados pela Fapeam em 2019. O auxílio financeiro via bolsa permite que…
  • Governo do Amazonas anuncia investimento de mais de R$ 47 milhões em programas de CT&I 12:46 - 18/02/2020 FOTOS: Michell Mello / Secom Investimentos ampliam o número de bolsas de estudo em 49% para mestrado e doutorado O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou nesta terça-feira (18/02), editais e resoluções que somam investimento de R$ 47.937.642,00 neste primeiro semestre de 2020. O aporte vai amparar oito programas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&Ï) no Estado, tanto na capital quanto no interior, e aumenta o número de bolsistas de mestrado e doutorado. Nesta iniciativa, além dos programas na linha de Formação Sustentável…
Próxima notícia
Ações da Polícia Militar resultam em detenções e apreensões de arma e drogas, em Tefé e Coari

Ações da Polícia Militar resultam em detenções e apreensões de arma e drogas, em Tefé e Coari

Mostra na Casa das Artes faz registro histórico da cheia recorde do Rio Negro

Mostra na Casa das Artes faz registro histórico da cheia recorde do Rio Negro

Paredão: Polícia Militar apreende adolescente que conduzia motocicleta com restrição de furto

Paredão: Polícia Militar apreende adolescente que conduzia motocicleta com restrição de furto

PUBLICIDADE
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Formulário de pedido de remoção de informações pessoais ou coorporativas
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.Política de Privacidade.