Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas enfoca envenenamento de pacientes picados por serpentes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas enfoca envenenamento de pacientes picados por serpentes

16/05/2022
Compartilhar

FOTO: Acervo da pesquisadora Jacqueline SachettUm estudo investiga o perfil clínico-epidemiológico-inflamatório de pacientes vítimas dos acidentes botrópicos, provocados por picadas de serpentes, atendidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus. Desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o projeto de pesquisa pretende contribuir com a melhoria de protocolos adotados na assistência prestada ao paciente.
Há 1 hora
Por Agência Amazonas

Projeto amparado pela Fapeam pretende contribuir para melhoria de protocolos adotados na assistência ao paciente

No momento, a pesquisa está em fase de acompanhamento dos pacientes. O grupo de pesquisa já fez a avaliação de 86 pacientes e conta com mais de 2 mil amostras de sangue, decorrentes do acompanhamento na internação. A meta é avaliar, pelo menos, 100 pacientes até o fim do estudo, previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2023.

A pesquisa é coordenada pela doutora em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jacqueline Sachett, no âmbito do programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência, Edital nº 002/2021, que visa estimular o protagonismo feminino na coordenação de projetos científicos e no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do fomento a estudos liderados por mulheres. A equipe é composta por mais três bolsistas de iniciação científica.

De acordo com a pesquisadora, muitos aspectos dos envenenamentos por serpentes ainda são desconhecidos, e o perfil inflamatório é o ponto que necessita de esclarecimentos. Anualmente, apenas na FMT-HVD tem-se em média o registro de 160 acidentes provocados por serpentes. Destes, cerca de 95% dos acidentes são provocados pela jararaca (Bothrops) e os outros 5% pelas serpentes coral (Micrurus) e surucucu (Lachesis).

“Os pacientes elegíveis para o estudo serão todos aqueles que tenham o diagnóstico de acidentes ofídicos que tenham vindo do interior e da capital do estado. Os pacientes são acompanhados por sete dias e têm avaliação clínico-laboratorial. As serpentes trazidas pelos pacientes também são avaliadas”, ressalta a coordenadora do projeto.

FOTOS: Acervo da pesquisadora Jacqueline SachettPara a pesquisadora, os resultados do projeto também se apresentam na contribuição para o fortalecimento de grupos de pesquisa em acidentes por animais peçonhentos na Amazônia Brasileira, bem como no fortalecimento de uma rede multidisciplinar de grupos de pesquisa complementares em envenenamentos ofídicos e imunologia, que podem subsidiar futuramente outros estudos de relevância em saúde pública.

“Entender este aspecto poderá direcionar a atenção clínica para possíveis marcadores que estabelecem os níveis de gravidade dos acidentes, e assim prevenir esta evolução com estabelecimento de protocolos mais direcionados. O projeto nos ajudará a compreender essas inflamações exacerbadas e ajudar o paciente a ter algumas alternativas de tratamento para evitar casos mais graves futuramente”, explica Jacqueline.

“Sem o financiamento da Fapeam não seria possível avaliar os marcadores inflamatórios, pois são testes laboratoriais de alto custo. Além disso, as bolsas de pesquisa também são importantes para termos recursos humanos para atuar no projeto e executar as atividades necessárias para que o estudo ocorra com segurança e eficiência”, complementa a pesquisadora.

O estudo também deve estimular a formação de alunos de iniciação científica, mestres e doutores para atuarem na região amazônica.

O edital selecionou propostas de pesquisa e desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores no Amazonas que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado dentro dos temas que convergem com Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA) 2020-2023: Cidades e Comunidades Sustentáveis; Energia Acessível e Limpa; Consumo e Produção Responsáveis; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade.

Programa

O programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência foi lançado pelo Governo do Estado via Fapeam em fevereiro de 2021.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 16/05/2022 16/05/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus