Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Espaço Oca do Conhecimento Ambiental que funciona no CIGS recebe nome de juiz Adalberto Carim Antonio
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Espaço Oca do Conhecimento Ambiental que funciona no CIGS recebe nome de juiz Adalberto Carim Antonio

06/06/2022
carim1
Compartilhar

O magistrado, que faleceu em abril deste ano, foi o idealizador do projeto das Ocas do Conhecimento Ambiental, que tem cinco unidades em funcionamento na cidade.


carim2

carim3

A Oca do Conhecimento Ambiental, que funciona no Zoológico do Centro de Instrução e Guerra na Selva (CIGS), na zona Oeste da capital, recebeu o nome do juiz Adalberto Carim Antonio, que faleceu no dia 20 de abril deste ano. Idealizador do projeto das Ocas do Conhecimentos Ambiental, o magistrado era titular da Vara de Meio Ambiente e Questões Agrárias do Tribunal de Justiça do Amazonas e recebeu a homenagem póstuma nesta segunda-feira (06/06), durante a abertura oficial da “Semana do Meio Ambiente”, organizda pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), parceira do projeto da Ocas.

A OCA do CIGS foi inaugurada pelo próprio juiz Carim em 11 de dezembro de 2014 como espaço educacional e de exposição para preservação, conservação e proteção ambiental. O espaço possui um auditório com capacidade para 80 pessoas, saguão para exposição, biblioteca e a sala do Conhecimento Ambiental para atividades lúdicas e exposições. Atualmente existem cinco espaços de educação ambiental não formal: OCA Leste; OCA Norte; OCA Puraquequara; Espaço ECAM, no Manauara Shopping; e a OCA juiz Adalberto Carim Antonio no CIGS, que atendem mais de 250 alunos da rede municipal, além de estarem abertos para o público em geral.

A titular da 3.ª Vara de Fazenda Pública, que atualmente responde pela Vara Especializada do Meio Ambiente (Vemaqa) do TJAM, juiza Etelvina Lobo Braga, representou o Tribunal de Justiça do Amazonas na solenidade. “Dar continuidade e fazer um trabalho criado e elaborado pelo dr. Carim é muita responsabilidade, fui designada provisoriamente para responder pela Vara do Meio Ambiente, é muito trabalho, mas um trabalho gostoso e fiquei impressionada”, disse a magistrada.

 Em seu discurso, ao mencionar projetos estruturados dentro da Justiça Ambiental, Etelvina Braga informou que o Juizado Volante Ambiental (Juvam) deverá retomar as atividades de disseminar educação ambiental, por ocasião de parceria com empresa do Distrito Industrial.

Etelvina Lobo falou sobre a necessidade de preservação dos mananciais de Manaus e que, atualmente, a Justiça Ambiental e parceiros estão voltados para o cumprimento da sentença prolatada pelo juiz Carim sobre licenciamento e permanência de flutuantes no Tarumã-Açu.

“É um trabalho que a gente faz pelo futuro. Esse trabalho dos flutuantes foi uma ação sentenciada pelo juiz Carim e está em cumprimento, pois temos de nos preocupar muito com a sobrevivência dos rios”, enfatizou. “A OCA é um trabalho fantástico que precisa ser enfatizado, pois estamos no meio dessa biodiversidade e temos essa obrigação, esse dever e de firmamos compromisso com a preservação”, disse.

A mãe do juiz Carim, dona Olinda Carim Antonio, esteve presente à homenagem póstuma feita ao magistrado e agradeceu a iniciativa. “Eu gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal (Semed), na pessoa da professora Dulce Almeida, pela homenagem póstuma ao meu filho, pelo reconhecimento do seu trabalho pelas causas ambientais”.

O irmão mais velho do juiz Carim, Ataliba David Antonio Filho, falou da trajetória do magistrado. “Esse é um momento de reconhecimento do trabalho que meu irmão realizou ao longo de mais de 20 anos à frente da Vara do Meio Ambiente. Ele dedicou a vida dele às causas ambientais e o nome dessa OCA no Cigs é mais um reconhecimento desse trabalho. A OCA é um dos filhos, resultado dos vários projetos como o ‘Juizado Volante Ambiental’, o ‘Sementes da Vida’ e a forma como usou a Lei para que os demandados reparassem os danos causados ao meio ambiente de forma a contribuir com a preservação ambiental”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Gestão Educacional da Semed, professor Evaldo Bezerra Pereira, afirmou que a ideia é mostrar que a educação está voltada para a questão ambiental. “Apresentamos aos nossos alunos a importância da sensibilização para a preservação e o cuidado com o ambiente. Foi imprescindível a ação do dr. Adalberto Carim de proporcionar, dentro da Secretaria de Educação Municipal, a criação deste espaço, as OCAS, e a partir da sua criação pudemos expandir para toda nossa rede esse trabalho de educação ambiental. Foi de grande importância para a Semed o olhar e a sensibilidade do dr. Adalberto”.

Erika Amorim, coordenadora das Ocas do Conhecimento, reafirmou que foi uma honra a escolha do nome do juiz do Meio Ambiente do TJAM para o espaço.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria mostra o descerramento da placa da Oca do Conhecimento Ambiental, que funciona no CIGS e que, agora, recebeu o nome do juiz Adalberto Carim Antonio. 

 

Sandra Bezerra

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Ambiental, Manaus, Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Backgrounds Arvore Encantada scaled
Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
AnC3BAncio Fonajuv Fonajuv
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Julgamento Adiel
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
conciliacao2
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
GMF Portarias
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus