Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Em Manaus, TJAM promove “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da JustiçaManchete

Em Manaus, TJAM promove “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”

22/09/2022
arteacessibilidade
Compartilhar

O evento será realizado na sexta-feira (23), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.


O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), em parceria com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão e com apoio da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade (DSSA), realiza o “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”, às 10h, sexta-feira (23), no salão nobre do Fórum Henoch Reis, térreo – na Av. Jorn. Umberto Calderaro, s/n.º – Aleixo. O evento contará com a participação dos dirigentes do TJAM: desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, presidente; desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, vice-presidente e coordenadora Estadual das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM; desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, coordenador-geral de Justiça e a desembargadora Onilza Abreu Gerth, presidente da comissão de Acessibilidade e Inclusão. O encontro se encerrará ao meio dia, com coffee break para os participantes.

O objetivo do encontro é conscientizar e incentivar a adoção de métodos e práticas de inclusão e não discriminação no ambiente do trabalho. Além de socializar as ações desenvolvidas pelo TJAM, para eliminar as barreiras atitudinais, assegurando às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos humanos e de cidadania.

O evento contará com três palestrantes: Fernanda Mendonça, procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE/AM; Nancy Segadilha, advogada e vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB/AM e; Sandra Desideri, psicóloga e integrante da Comissão de Assédio e Discriminação do TJAM.

“‘É importante esclarecer e orientar nosso público sobre todas as condições que regem o ambiente de trabalho e os direitos das PCDs. Eu estarei presente como representante da Comissão de Assédio, dessa forma, levando orientações sobre o envolvimento das condições de PCDs e o público interno nas relações humanas interpessoais”, disse a servidora e psicóloga Sandra Desideri. As palestras também serão transmitidas pelo canal do TJAM no YouTube https://youtu.be/gO1QDpscOt4 .

Para a desembargadora Onilza Abreu Gerth, presidente da comissão de Acessibilidade e Inclusão, é preciso debater temas como este para alcançar uma sociedade com mais equidade. ”Pretendemos ter um ambiente de trabalho sem preconceitos e livre de estereótipos. Consideramos relevante debater e informar mais a respeito de assuntos ligados à inclusão e acessibilidade, para rompermos com a discriminação de Pessoas com Deficiência, fruto de um processo histórico excludente e capacitista”, disse a magistrada.

O ”I Encontro de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas” acontecerá de maneira anual, sempre próximo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro. O tema do primeiro Encontro será “Acessibilidade Atitudinal”, ou seja, combater atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades ”A meta é conscientizar e incentivar a adoção de práticas de inclusão e não discriminação no ambiente de trabalho, pois entendemos que a falta de atitude em relação às PCDs é a base para que todas as outras barreiras existam. Somente quando a atitude é bem planejada e construída, torna-se possível o engajamento de fato com as outras práticas”, disse Adma Silva, Assistente Social do TJAM.

Ainda segundo Adma, o evento também busca atender a Resolução n.° 401, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). ”Essa Resolução regulamenta a acessibilidade de pessoas com deficiência do Poder Judiciário. A Divisão de Serviço Social e Acessibilidade, em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, entende que ainda existem muitas barreiras a serem eliminadas para garantir que o Judiciário seja acessível para todos os servidores (as), magistrados (as) e o público em geral”, disse a servidora.

Para o presidente do TJAM, Flávio Pascarelli, todas as ações do Tribunal que são realizadas de maneira cotidiana contribuem para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e constroem profissionais mais conscientes sobre as adversidades de parte da população. ”Visando a atender a toda população e estabelecer uma Justiça cada vez mais inclusiva e acessível, o Tribunal de Justiça do Amazonas vem implantando um conjunto de serviços de soluções tecnológicas, com o intuito de remover as barreiras que dificultem o acesso aos serviços do órgão por Pessoas com Deficiência”, disse o desembargador.

#PraTodosVerem – card com fundo em 3D, na cor branca, semelhante a um tecido. Sob ele, forma orgânica na cor azul claro. No canto superior esquerdo, na cor cinza o número ”1” e o em azul escuro, o símbolo que indica ordinal representado por ícone de boneco em cadeira de rodas e a frase ”Encontro de Acessibilidade e Inclusão do TJAM”. Abaixo, na cor branca e tarja azul turquesa a frase ”Temática: Acessibilidade Atitudinal”. Em seguida, em letras cinzas: ”23/09/2022; horário 10h (abertura); 12h (encerramento com coffee break); local: Salão nobre do Fórum Henoch Reis”. Ao lado Direito da imagem, fotos das palestrantes: Fernanda Mendonça, Procuradora-Geral do ministério Público de Contas junto ao TCE/AM, mulher branca, cabelos loiros, médio e ondulado; Sandra Desideri, Psicóloga, mulher branca, cabelos loiros lisos e com franja; Nancy Segadilha, mulher branca, de cabelos escuros, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM. No rodapé da imagem, logomarcas do TJAM, Comissão de Acessibilidade e Inclusão e Divisão de Serviço Social.

Amanda Bulcão

Arte: Everson Santiago

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Manaus, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
WhatsApp Image 2023 10 02 at 16.23.06 2
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
SSP AM NOVA CIN MAHATMA PORTO FOTOS CARLOS SOARES SSP AM 1024x768 3
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
SSP AM NOVA CIN MAHATMA PORTO FOTOS CARLOS SOARES SSP AM 1024x768 2
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
SSP AM NOVA CIN MAHATMA PORTO FOTOS CARLOS SOARES SSP AM 1024x768 1
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus